comunismo

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida,baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção.

O seu principal mentor, Karl Marx, postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana e que isso seria alcançado atravésde uma revolução proletária. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticasdevem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida. Marx, no entanto, nuncaforneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico (tal foi feito por Lenine) , mas subentende-se que uma economia comunista consistiria de propriedade comumdos meios de produção, culminando com a negação do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produção, na terminologia marxista. No uso moderno, o comunismo é muitas vezesusado para se referir ao bolchevismo, na Rússia. Como um movimento político, o sistema comunista teve governos, em regra, com uma preocupação de fundo para com o bem-estar do proletariado , segundo oprincípio "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades".

Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo, umgrupo amplo de filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos políticos e intelectuais com origens nos trabalhos de teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Ocomunismo pode-se dizer que é o contrário do capitalismo, oferecendo uma alternativa para os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo. Marx afirma que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Comunismo
  • comunismo
  • comunismo
  • Comunismo
  • Comunismo
  • Comunismo
  • Comunismo
  • comunismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!