Comunidades tradicionais de Ji-Paraná

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
Departamento de Engenharia Ambiental - DEA
















COMUNIDADES TRADICIONAIS DE JI-PARANÁ













Ji-Paraná, RO
2014












COMUNIDADES TRADICIONAIS DE JI-PARANÁ





Trabalho apresentado à disciplina Estágio de Cidadania II para obtenção parcial de nota no curso de graduação emEngenharia Ambiental, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.








Ji-Paraná, RO
2014
1. Introdução

O município de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, conta com uma população estimada em 128026 habitantes (IBGE, 2013). O nome do município é de origem tupi, significando "grande rio dos machados", através da junção de yî (machado) e paranã (mar, grande rio). É uma alusãoao grande número de pedras que se parecem com machados indígenas.
A região, antes ocupada pelas tribos indígenas dos Jarus e Urupás, iniciou sua povoação por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá, dando este mesmo nome ao povoado (JI-PARANÁ, 2001).
O Marechal Rondon chegou à embocadura do rio em 1909 e construiu uma estação telegráfica,próximo das margens do rio Ji-Paraná, hoje chamado de rio Machado. Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência, mais tarde voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes. Já na década de 1950, Urupá era conhecida como Vila de Rondônia.
Segundo Ji-Paraná (2001), no ano de 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila deRondônia passou a receber colonos, sendo decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.
Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária - IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária - INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surtodesenvolvimentista da região.
Quando em 1977 a emancipação política foi decretada, o município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná e em 1981, em consequência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o município.
Ji-Paraná conta hoje com 128026 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2013, vindos de todos os Estados brasileiros, dentre os quaisestão imigrantes expulsos de suas terras de origem devido à mecanização das lavouras, bem como seus descendentes, os de antigos seringueiros, de garimpeiros e de índios (AGNALDO NEPOMUCENO, 2013).
O município conta hoje com a existência de três povos indígenas: os Gavião, os Arara e os Zoró. É importante destacar que o povo Zoró tem sua aldeia no município de Rondolândia, Estado do Mato Grosso,divisa com o Estado de Rondônia. Contudo, este povo tem como ponto de apoio Ji-Paraná, onde está localizada a Associação do Povo Indígena Zoró - APIZ (GOMES et al, 2006).

2. Povo Gavião

A aldeia indígena Igarapé Lourdes é a primeira aldeia Gavião, de onde originaram-se outras seis: Ikolen 1, Ikolen 2, Mavguvehy, Pasav Àdóh, Tucumã e Pasakar, todas localizadas na Linha 71, Setor Prainha, naTerra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná (Instituto Socioambiental – ISA, 2010).
O povo Gavião atualmente soma, aproximadamente, 400 habitantes em suas aldeias. Pertence ao tronco linguístico Tupi, da família Mondé, e tem como líder o cacique Catarino Sepirop Gavião (LIMA & CHAVES, 2014).
Para Lima & Chaves (2014), este povo preserva cuidadosamente a sua cultura e demonstra grande orgulho de serGavião. Realizam grandes festas, com muita comida e bebida, onde o povo celebra com muita alegria. Entre as outras festas, realizam a Festa do Milho Verde, a Festa do Goyanehj (o Espírito das águas) e a Matança de Porco. Nestas, além da dança, sua cultura está representada na pintura corporal, realizadas ora pelos homens, ora pelas mulheres, e em alguns casos não há distinção de gênero para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedofilia em ji-paraná
  • Comunidades Tradicionais
  • Poder Legislativo De Ji Parana
  • Turismo em Ji-parana RO
  • Comunidades tradicionais
  • Ji-paraná e suas bacias
  • Comunidades tradicionais
  • Historia de ji-paraná

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!