Comunidades afro-brasileiras isoladas em mato grosso do sul: um estudo sociolingüístico dos quilombos de tia eva e furnas dos dionísio

3367 palavras 14 páginas
Comunidades Afro-Brasileiras Isoladas em Mato Grosso do Sul: Um Estudo Sociolingüístico dos Quilombos de Tia Eva e Furnas dos Dionísio

Antonio Carlos Santana de Souza – UEMS/NEC-UEMS

Cleonice Schlieck – PIBIC/Cnpq/UEMS

0. Introdução

O presente artigo trata de resultados iniciais de pesquisa acerca das comunidades de Tia Eva e Furnas dos Dionísio que se iniciaram em abril de 2005. Por ocasião de pesquisa de campo realizamos duas viagens à Comunidade de Tia Eva e à Comunidade de Furnas dos Dionísio, com permanência de 4 a 8 dias em cada deslocamento, com exceção da primeira ida à Tia Eva que durou uma semana por ocasião da festa tradicional da comunidade em Campo Grande - MS.

Como de praxe em Sociolingüística na primeira ida ao campo foram feitas as apresentações aos lideres das comunidades dos pesquisadores envolvidos. Quando nas comunidades fomos hospedados e fazíamos nossas refeições nas casas dos moradores, conforme combinado com órgãos Governamentais e Movimento Negro do Estado de Mato Grosso do Sul. Além das visitas às comunidades, o trabalho incluiu levantamento bibliográfico: (i) sobre a comunidade de Tia Eva e Furnas dos Dionísio; (ii) sobre crioulos, em geral, e crioulos de base portuguesa.

Com o objetivo de coletar informações sobre os estudos desenvolvidos sobre as Comunidades fizemos duas visitas à Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande, para consulta à biblioteca de livros e trabalhos de conclusão de curso que tratavam do tema.

No primeiro contato com os moradores de cada comunidade negra, explicamos que o interesse de nossa pesquisa era estudar o modo de vida da comunidade, constituída por negros, em sua maioria, tentando identificar traços de culturas africanas. Por orientação da Literatura Sociolingüística em nenhum momento mencionamos o interesse lingüístico.

As entrevistas foram gravadas com o prévio consentimento dos informantes, sem que eles soubessem, no

Relacionados