Comunidade de insetos em troncos decompostos Guaiúba-Guarujá/SP

676 palavras 3 páginas
Comunidades de insetos em troncos decompostos
Guaiúba, Guarujá - SP
Bruna¹; Helton Pires¹; Nicoli Aires¹; Taiane Pires Frias¹

¹Graduandos– Ciências Biológicas,Universidade Santa Cecília

Resumo

Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. O presente estudo realizado na praia do Guaiúba – Guarujá/SP teve como objetivo analisar as comunidades de insetos em troncos de árvores caídas classificados quanto ao grau de decomposição. Foram coletados 10 troncos de madeira com aproximadamente 20 cm de comprimento dentro de uma área de 10m² sendo 05 amostras para troncos mais novos e 05 amostras na mesma área para troncos mais antigos,demarcadas com fita e medidos com um transecto, estudado em laboratório. Foi analisado um total de 2528 insetos divididos em 7 ordens.foi observado um maior número de espécies nos troncos em estado mais avançado de decomposição. Pode-se observar que existem mais comunidades nos troncos em avançado estágio de decomposição sendo as ordens mais representativas Hymenoptera (78%) e Isoptera (19%).
Palavras chaves: Entomologia, Comunidades de Insetos, Troncos decompostos.

Introdução
Troncos de árvores em diferentes estágios de decomposição possibilitam a existência de organismos que se aglomeram em comunidades, apresentando dois padrões diferentes de zonação.
Em troncos que se encontravam em um recente estágio de decomposição apenas duas espécies formavam a riqueza do ambiente, enquanto nas amostras que apresentavam um avançado nível de decomposição a riqueza apresentada foi de sete espécies; Sendo que as duas espécies ocorridas nas amostras mais novas também ocorreram nas amostras mais antigas.
Dentre os métodos para levantamento de dados das comunidades podemos citar a coleta onde os insetos foram levados para serem triados em laboratório com auxílio de lupas e pinças.
O presente trabalho tem como objetivo analisar as comunidades de

Relacionados