Comunicação Educacional

8848 palavras 36 páginas
AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE COMUNICAÇAO EDUCACIONAL

ALUNO: JAITER RIBEIRO GARCIA

Atividade de avaliação 01

Leia o livro “Una pedagogia de la comunicación” de Mario Kaplún. Analise os diferentes modelos comunicativos que apresenta este autor, reflexione e faça deduções sobre aquele que predomina em seu ambiente profissional. Proponha a maneira de melhorar a prática comunicacional desse ambiente.

RESPOSTA

01. INTRODUÇÃO

Kaplún analisa a comunicação a partir da comunicação educativa, i é, das mensagens produzidas com objetivo de que os destinatários tomem consciência de sua realidade ou ainda para promover uma reflexão ou gerar uma discussão. Os meios de comunicação, portanto são vistos como instrumentos para uma educação popular.

Cada tipo de educação corresponde a uma determinada concepção e prática de comunicação. Por isto Kaplún analisa a comunicação a partir de 03 modelos de fundamentais de educação (citando a taxonomia de Díaz Bordenave):

1. Modelo Exógeno, onde a educação é tida como objeto (o sujeito está fora do objeto da educação). Este modelo se subdivide em 02:
a. Educação com ênfase nos conteúdos
b. Educação com ênfase nos efeitos, nos resultados

2. Modelo Endógeno, onde o educando é tido como sujeito:
a. Educação com ênfase no processo.

Educação com ênfase nos conteúdos – é a educação tradicional, baseada na transmissão dos conhecimentos e valores de uma geração a outra, ou do professor aos alunos, das elites instruídas às massas ignorantes.

Educação com ênfase nos resultados - corresponde ao que se chama de engenharia de comportamentos, cujo objetivo é moldar os comportamentos das pessoas com objetivos predeterminados. Pretende-se que os alunos apresentem determinadas respostas estereotipadas, ao final do processo educativo. O objetivo é adestrar as pessoas

Educação com ênfase no processo - destaca a importância do processo de transformação da pessoa, de seu desenvolvimento. Não se preocupa tanto

Relacionados