Comunicalao Assertiva

373 palavras 2 páginas
“Comunicação Assertiva na Gestão de Conflitos.”

O ato de comunicar-se faz parte da vida do ser humano, é através dele que expressamos nossas necessidades, adquirimos conhecimento e criamos vínculos com outras pessoas.
A comunicação assertiva é caracterizada pelo “ir direto ao ponto”, transmitir idéias e opiniões de modo direto e objetivo. Esse modo de comunicação é considerado por alguns autores como uma “arte”, afinal é preciso certo “talento” para expressar diretamente suas opiniões sem ser visto como uma pessoa agressiva
Diante dos problemas organizacionais. Fugir de algumas armadilhas e desenvolver uma comunicação eficaz, pode ser o caminho para estabelecer relações mais colaborativas no ambiente de trabalho.
Dentre os vários problemas enfrentados no meio organizacional, as dificuldades com a comunicação é um dos mais comuns.
No mundo empresarial contemporâneo, a capacidade de se comunicar bem é considerada uma habilidade valiosa.
Os outros fatores para essa valorização são muitos:
Complexidade social crescente, maciça presença de novos meios de comunicação, equipes de trabalhos que mudam a cada projeto.
Maior contato entre pessoas de diferentes áreas, necessidade de solução de conflitos em ambientes com grande diversidade e muito estresse, entre outros, para além do conflito interpessoal, e a importância dos contextos em que o conflito acontece, podemos citar também os contextos de atendimento ao público, atendimento telefônico, em grupo e em consulta implicam preocupações diferentes. “Muitas vezes, a comunicação ignora as peculiaridades culturais e pode gerar mais antipatia do que colaboração”
Bons Líderes são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não significa ter habilidade de um grande orador. É necessário ter assertividade na hora de expor suas idéias.
O Bom comunicador nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os lideres de sucesso são ótimos comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.
A assertividade

Relacionados