comunicacao empresarial

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO
Com o crescimento do mundo moderno, podemos observar que, com o aumento das tecnologias e também lançamentos de novos produtos, foram se modificando também a forma como é vinculada para seus clientes. Nas décadas de 80 e 90, havia uma preocupação muito grande entre os donos das empresas em passar para seu publico a importância do seu produto, a valorização do mesmo e tambémmostrar que ele é melhor que os da concorrência, foco no produto, apenas nele. Usavam uma amplitude de imagens e poucas informações, visando assim à fixação no produto. Nos dias atuais podemos observar que existem mais informações sobre os produtos e também valorizam a importância das pessoas que os utilizam, focando assim na necessidade de possuir tal objeto ou serviço. Foco na informação, na imagemdo produto/serviço, e na necessidade da pessoa.
Alguns exemplos clássicos, do nosso dia a dia nos mostram essas mudanças, e é fácil notar que muitas delas mudaram para melhor. Ao comparar as propagandas de ontem e de hoje, a comunicação esta fortemente presente, porem existe em algumas, certas dificuldades na forma de expressar o produto. Se afirmamos que a comunicação é tudo, dai encontramoso grande problema

2. ANALISE DE CAMPANHAS PUBLICITARIAS
2.1 A comunicação é tudo

Ao observar duas propagandas que foram ao ar em anos diferentes e foram vistas por muitas pessoas, podemos observar os aspectos da comunicação e a falta deles:
PROPAGANDA DA NOVA PICAPE DA NISSAN:

Nesta propaganda aparecia uma picape atolada na lama, e o locutor perguntava para a pessoa queestava chateada pela picape estar lá nesta situação, se ela preferia pôneis ou cavalos. Em seguida abria o capô da caminhonete e aparecia um parque de diversões em que havia vários pôneis brincando e cantando: PONEIS MALDITOS, PONEIS MALDITOS, LALALA... Depois ate falava que o carro possuía 170 cavalos, mas em seguida voltavam os pôneis cantando a mesma “musiquinha”, ainda por cima a propaganda foinumero um em piadas na internet onde uma versão dela , havia um pônei no final da propaganda que dizia, que se a pessoa não repassasse aquela propaganda para 10 pessoas ele ira sofrer a maldição e as consequencias dos pôneis de ficar com aquela “musiquinha” na cabeça, e novamente cantava a tal musica dos pôneis.

Se alguém perguntar hoje em dia quem se lembra dos pôneis malditos, com certeza umnumero bem grande de pessoas se lembram porem poucas iram assimilar a marca Nissan, podem ate lembra que se trata de uma propaganda de carro, mas não da marca NISSAM. O motivo disso, é que o jingle da musica é tão marcante que é impossível se esquecer dele, porem não ressalta em nada, a importância do produto, nem a marca que esta lançando o mesmo. Pode-se ate lembra que existem carros que são masfracos no sentido de potencia e que aquele em questão possuía uma potencia eficaz e invejada. Mas a musica, peça chave, não diz nada, não passa nenhuma mensagem e em momento algum aponta para a marca Nissan. Gastou-se também muito tempo vinculando só a musica e pouca informação sobre a caminhonete.
PROPAGANDA DO BOM NEGOCIO.COM:

Nesta propaganda, um senhor cansado de tanto calor compra umventilador para se refrescar, no entanto como ele trabalha em um escritório o que era para ser um alivio, trouxe mas problemas, ao ligar o ventilador, folhas voavam , e o cabelo do senhor ficava todo atrapalhado, ai o locutor dizia:SE VOCE NÃO QUER MAIS , FAÇA UM BOM NEGOCIO. BOM NEGOCIO.COM,É FACIL, VOCE COLOCA UM ANUNCIO GRATIS, CONBINA COM O COMPRADOR, E FECHA O NEGOCIO. As imagens seguem a fala edemonstra todo passo a passo da transação. A pessoa que adquiriu o produto que era incomodo para aquela que a vendeu, possui quatro filhas e pela praticidade de secar o cabelo das meninas para ir à escola, ele liga o ventilador potente e simplesmente seca o cabelo de ambas. O locutor volta e finaliza: E VOCE, TEM O QUE PRA VENDER? E ainda tem um jingle: A CADA UM MINUTO QUATRO COISAS VENDEM,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • comunicação empresarial
  • Comunicaçãõ empresarial
  • Comunicação Empresarial
  • comunicação empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!