Comunica O Aplicada 50h GTI Unid II 1

14740 palavras 59 páginas
Unidade II

Unidade II
3 Níveis de FaLA

Antes de considerar aspectos que envolvem linguagem e comunicação, convém estabelecer algumas distinções entre língua e linguagem. A língua é um dos códigos que permitem a comunicação; é um sistema de signos e suas combinações. Linguagem é, segundo Mattoso Câmara: “a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua”
(CÂMARA, s. d.).
A língua é uma instituição social, pertence a todos os indivíduos da mesma comunidade; apresenta caráter abstrato, uma vez que é um código, um sistema de signos, mas se concretiza por meio dos atos de fala.

Revisão: Elaine - Diagramação: Márcio - 06/05/2011 // 2ª Revisão - Elaine - Correção: Márcio - 23/05/2011

O processo de comunicação pode se realizar pela língua oral ou pela escrita. Embora a língua seja a mesma, a expressão escrita difere muito da oral, sendo ponto pacífico, largamente comprovado, que ninguém fala como escreve ou vice‑versa.
3.1 Modalidades da língua: oral e escrita

Originalmente, só havia a língua falada; a escrita apareceu em estágios mais avançados da civilização, mas até hoje ainda existem línguas ágrafas, isto é, sem escrita. Entretanto, a linguagem escrita adquiriu, no decorrer do tempo, alto prestígio, a ponto de nos esquecermos de que, anterior a ela, há uma linguagem oral que lhe serve de suporte.
Na verdade, a escrita é apenas uma tentativa imperfeita de reprodução gráfica dos sons da língua.
É tentativa imperfeita porque os grafemas (letras) não correspondem com exatidão aos fonemas (sons).
Assim, temos palavras como, por exemplo, cheque, em que os fonemas (sons) são representados por seis grafemas (letras). Há também, além dos dígrafos (ch, nh, qu, rr, ss), o caso dos diversos sons do x, do s ou c e do grafema h, conservado no início de algumas palavras, por razões etimológicas, ainda que não represente nenhum som, nesta situação.
Algumas características da linguagem oral, tais como entonação,

Relacionados