comunicaçao

Páginas: 11 (2708 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO: Filosofia e Ciências Humanas – DFCH
CURSO: Filosofia – Plataforma Freire
DISCIPLINA: Filosofia Contemporânea
PROFESSOR (a): Elton Quadros
Vitória Rocha BritoComunicação Científica

A VIDA, AS IDEIAS E AS PERSPECTIVAS MARXISTAS


RESUMO: Este trabalho apresenta a vida, as ideias e as perspectivas marxistas e nada melhor para resumir este, que as palavras de Friedrich Engels, pela ocasião do funeral de seu amigo. “Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de ummodo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitada, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. (…)Como conseqüência, Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutistas como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema ocompelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal.”


INTRODUÇÃO: Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 em Londres, 14 de março de1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasseo sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificada pelas grandesdiferenças sociais. Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cadavez mais rica à custa do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo.

Marx foi o terceiro de sete filhos de uma família judia de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Rússia. Sua mãe, Henri Pressburg (1771–1840), era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx (1759–1834), umadvogado e conselheiro de Justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público, quando Marx ainda tinha 6 anos. Seus irmãos eram Sophie, Hermann, Henriette , Louise, Emilie, Caroline e Eduard. Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!