Comunicaçao organizacional integrada

Páginas: 13 (3134 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL INTEGRADA

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se ligam, a comunicação organizacional configura asdiferentes modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional, que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de organização - pública, privada, sem finslucrativos, ONGs, fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se denomina empresa. (Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicaçãointegrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).
As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se acomunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.
É estratégica, pois abrange todas as abordagens necessárias para condução do negócio, das pessoas, da imagem, da marca, alinhando discursos informativos, institucionais e mercadológicos.
É uma ferramenta para construir a rede formal e informal de comunicação. Utiliza-se de práticas e ferramentasdas áreas de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas.
a ampliação do papel das assessorias, elas deixaram de se focar apenas na gestão dos fluxos de informação (aquelas que entram e saem da empresa) e no relacionamento entre fontes e jornalistas, para desenvolver novas formas de comunicação, como: elaboraçào de houseorgan (informativos, jornais, boletins, revistas); realimentaçãoconstante dos portais da empresa; agendamento de coletivas; organização de eventos que chamem a atenção para a empresa, assim como uma série de outras ações.

Alguns autores preferem, inclusive, chamar de assessoria de comunicação, uma vez que o termo é mais amplo.

As assessorias de comunicação - formadas por jornalistas, publicitários e relações públicas -, por sua vez, não se limitariam aestabelecer apenas uma relação empresa - imprensa, mas a ampliar a comunicação dentro da empresa, através de uma Gestão da Comunicação.
O papel de gerenciar os fluxos de informação dentro de uma organização, não se concentrou na atividade de assessoria de imprensa e sim na comunicação interna ou administrativa, como preferir, realizada por profissionais de relações públicas oujornalistas. Conforme Gaudêncio Torquato do Rego, tais fluxos podem ter duas direções: vertical ou horizontal, podendo se mover de forma descendente, ascendente ou lateral. Lembrando que os fluxos de informação fazem parte da comunicação interna da empresa, e não externa. O objetivo é reduzir a famosa "rádio-peão", unificar o discurso entre os funcionários e amenizar os fluxos informais de informação. Não abrange deforma alguma, portanto, a função de assessoria de imprensa. Nas duas últimas décadas, as organizações no Brasil deixaram de ser instituições que apenas detêm informações e passaram a ser produtoras ostensivas de conteúdos noticiosos e opiniões, criando mídias próprias que constituem fontes de informação para a grande imprensa e que substituem, em algumas ocasiões, antigos canais de contato com aimprensa, tais como o release ou os telefonemas.
As organizações têm buscado cada vez mais estabelecer um contato direto com os seus stakeholders. Um exemplo disso é o polêmico blog da Petrobráshttp://fatosedados.blogspetrobras.com.br/, no qual há uma explícita disputa entre as mídias tradicionais e a assessoria da empresa. Outras formas de criar essa interação com o público e a própria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Comunicação Institucional Integrada
  • Comunicação integrada
  • Comunicação integrada
  • Comunicação Integrada
  • comunicação integrada
  • Comunicação integrada
  • comunicacao integrada
  • Comunicação integrada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!