Comunicações móveis

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

COMUNICAÇÕES MÓVEIS
Prática 4: Cellular Systems – Simulation of Performance
Pedro Ivo do Carmo Magalhães Ramos- 2012176488 14-03-2013

[1] – W. Tranter, K. Shanmugan, T. Rappaport, K. Kosbar, “Principles of Communication Systems Simulation with Wireless Applications”, Prentice-Hall 2004

Neste trabalho,foi analisado o desempenho global de um sistema de comunicação móvel. Foi tomado como base o tráfego gerado pelos utilizadores e o número de canais atribuído a cada célula, levando em consideraçãoestes parâmetros pode-se medir termos de qualidade de serviço e capacidade do sistema.


N = 4, N = 7, γ = 4

Na figura 1 e na figura 2, pode-se observar a probabilidade de interrupção levando emconsideração um determinado limiar, ou seja, a probabilidade de uma determinada comunicação estar acima de um limiar acima que torne possível tal chamada. Os gráficos foram gerados a partir dos passosde métodos postos no livro texto, os quais 1, 2A e 2B. A partir desses parâmetros foi feito o estudo para o link direto e o link reverso. Na figura 1, mostra-se a probabilidade de interrupção paraN=4, sabendo-se que a setorização é 120º e o desvio padrão é 8dB.

Figura 1

Na figura 2, mostra-se a probabilidade de interrupção para N=7, sabendo-se que a setorização é 120º e o desvio padrão é 8dB.

Figura 2

A figura 3 mostra a probabilidade média de considerando todas as situações.

Figura 3

A porcetagem da área da célula para o qual se verifica que Prelia(SIR0)>0.75, sendo queo sentido é descendente para todas as situações demonstradas na figura 4.

Figura 4

Analisando este primeiro ponto, para uma mesma setorização, o cluster que possui um maior agregado básico iráter maior probabilidade do SIR estar acima do limiar considerado. Isto acontece devido a distância entre as células co-canal, responsáveis por interferências, assim quanto maior o tamanho do cluster...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicações moveis
  • História das comunicações móveis
  • sistemas de comunicações móveis celulares
  • Comunicacoes Moveis Exercicios Completa
  • Comunicacoes Moveis TP2
  • Questionario comunicações moveis
  • Sistemas de Comunicações Móveis
  • Comunicaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!