Comunicação

Páginas: 5 (1113 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
A Guerra do Fogo

O filme mostra a importância da cultura para os primeiros grupos humanos vividos no inicio da humanidade.
Para eles o grupo que possuía o fogo possuía a vida, a linguagem de um grupo era basicamente emitida através de gritos e grunhidos, o segundo grupo era bem mais expressivo emitia sons mais articulados, havia elementos culturais, como habitação e ritos que distinguiam osegundo grupo do primeiro. Um grupo cultuava o fogo como se este fosse suas próprias vidas, pois com o fogo eles se mantinham aquecidos e preparavam sua comida, já o outro dominava a arte de fazer o fogo. Em uma batalha onde dois grupos se enfrentam um deles perde a chama do fogo, mas logo depois três deles saem em busca do fogo, e nessa busca enfrentam diversos desafios pelo caminho. Entre os quaissão: O frio, a fome, a perseguição de tigres, mamutes e até tribos canibais e encontram também uma tribo bem evoluída que domina a técnica de fazer o fogo. A cultura de um deles se mostra de forma absoluta, porém, isso muda bastante quando eles se integram com os outros grupos e acabam descobrindo a maneira de fazer o fogo.
O filme também mostra o lado sexual desses grupos, no início de umaforma bem selvagem, mas com a convivência e a socialização entres os grupos vai se transformando e ficando menos violenta, portanto a mudança cultural é bastante enfatizada nessa história muito interessante com uma mistura de ficção, realidade e humor.

Direção: Jean-Jacques Annaud
Ano: 1981

SOCIALIZAÇÃO – RESUMO

A nossa vida começa, a partir do momento em que nascemos. É a partir daí quecomeçamos a ter sensações e percepções do tipo físicas e emocionais. O nascimento é a porta de entrada para inúmeras experiências no mundo, que nem sempre estão relacionadas com caráter social. A infância depende muito de outras pessoas, pois sem elas a criança não teria um desenvolvimento educacional completo.
A criança é educada conforme os padrões impostos pela sociedade. A exemplo disso é ohorário das refeições. Se a criança é alimentada somente em horas determinadas, seu organismo é forçado a adaptar-se a esse padrão. Outro setor importante que está relacionado com a infância é a função fisiológica. Em algumas regiões do mundo esse problema é enfrentado maneira simples, pois a criança ao aprender a andar segue os adultos a locais apropriados para esse tipo de necessidade. Já em outrasregiões o problema é maior, pois as crianças tendem a depender muito dos pais até uma idade mais avançada por uma questão de socialização.
A socialização está relacionada com o processo em que o indivíduo ao passo em que aprende a ser um membro da sociedade aceita seus padrões. Dois fatos simples atingem a criança em relação aos padrões sociais: O poder que os adultos exercem numa situação comoaquela em que se encontra a criança e a ignorância delas sobre a existência de padrões alternativos. Por ainda não ter conhecimento sobre esses padrões a criança acaba por ignorá-los. A linguagem e a reflexão são fatores primordiais no que diz respeito ao aprendizado da criança no aspecto sociológico, pois é a partir daí que ela começa a ter consciência individual e independente sobre o mundo e aspessoas. Socialização se realiza numa contínua interação com outros, porém os outros com que a criança se defronta não assumem a mesma importância nesse processo.
A interiorização é o processo pelo qual a criança passa a experimentar algo dentro de si o que antes era experimentado fora de si. A consciência é basicamente a interiorização dos comandos e proibições de ordem moral vindos do interior.E relaciona-se com o controle da conduta individual. Através da opinião dos outros podemos nos avaliar e descobrir nossa própria interiorização. Em relação ao crescimento biológico e etapas biográficas, a infância depende de construção social que depende de certos valores e, além disso, foi somente recentemente que a infância passou a ser considerada uma idade especial e altamente protegida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!