Comunicação

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Durante a década de 20, surgiram, no cinema europeu, produções alternativas ao cinema clássico, principalmente o realizado nos Estados Unidos. A influência dos movimentos de vanguarda nas artesplásticas e literatura não estava apenas no nome. O cinema, também de vanguarda, que certos autores se propuseram a fazer reunia, a um só tempo, inovações técnicas e reflexão política.
O teórico WalterBenjamin, em texto célebre, encara o novo sentido que a arte adquire diante de modificações de caráter técnico, sendo a principal delas a possibilidade de reprodução sistemática da obra. Suas reflexões,entretanto, ultrapassam o limite dos aspectos técnicos: a grande contribuição de Benjamin está em perceber, nas inovações artísticas, um sentido político, no seu viés mais radical.
A base doargumento de Benjamin está no conceito de “aura”. A primeira definição de aura é justamente a sua destruição: “na época da reprodutibilidade técnica, o que é atingido na obra de arte é sua aura” (BENJAMIN,2002, p.226). Um tanto influenciado pelo romantismo alemão, o conceito benjaminiano de aura se refere à natureza dos objetos: “(...) se alguém segue no horizonte, com o olhar, uma linha de montanhas,(...) ele sente a aura dessas montanhas (...)” (BENJAMIN, 2002, p.227)
No caso da arte, a aura se relaciona à natureza única e autêntica da obra. A impressão que se tem ao observar o quadro de umpintor famoso (sentir sua aura) é o deleite ou o êxtase. A principal conseqüência dessa visão extasiada da obra de arte é o distanciamento que se abre entre a obra e o público. Ainda que estivesse aoconhecimento do público, a obra de arte permanecia intocada no domínio da tradição. O valor cultural que possuía era, de acordo com o seu contexto, relacionado a práticas rituais ou a genialidade de umartista.
Esse contexto da obra é o seu hic et nunc (o seu “aqui e agora”, momento e lugar). Nesse ponto é que a arte moderna, e mais especificamente o cinema, opera mudanças de forma mais decisiva....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!