comunicação

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
COMO A COMUNICAÇÃO SE FEZ PRESENTE NA IDADE MÉDIA?
Na Idade Média, sempre que os Reis queriam comunicar com o povo, mandavam os arautos ler as mensagens em praça pública. Com o surgimento daescrita, começou por escrever-se em tabuletas de pedra e, mais tarde, utilizou-se o papiro. O papiro foi, depois, substituído pelo pergaminho, pois se conservava melhor. É então que começa a surgir o livrocom a forma que hoje se conhece.
A comunicação na Idade Média

Os Arautos
O Arauto era o mensageiro oficial na Idade Média, uma pré-forma do diplomata. O arauto fazia as proclamações solenes,verificava títulos de nobreza,transmitia mensagens, anunciava a guerra e proclamava a paz
.
Os correios
Correio Metzger- é por vezes considerado como o primeiro serviço postal internacional da IdadeMédia. A confraria dos talhantes(em alemão:Metzger) organizara um sistema de serviço de correios a cavalo. Quando o carteiro chegava ao seu destino, anunciava a sua chegada utilizando uma corneta. Estehábito valorizou a cornetapostal, tornando-a um símbolo quase universal dos serviços postais. O correio Metzger foi criado no século XII e perduraria até 1637, período do monopólio dos Thurn und TaxisRoma-Desenvolvido peloimperador Augusto, o sistema de correios dos romanos sobressaiu-se pela vasta rede de estradas. A infraestrutura que permitia aos soberanos governar a enorme extensão deterritórios do império a partir deRoma, naturalmente ia além das rodovias. Os romanos denominavam cursus publicus o sistema que garantia a transmissão de notícias, a viagem dos funcionários e o transporte debens em nome do Estado.Os mensageiros eram chamados tabellarii pelo fato de conduzirem as tabellae - pranchetas de madeira, em suas bolsas de couro. Além dos mensageiros, o Estado utilizava ocisium –espécie de biga puxadapor cavalos velozes para despachos rápidos. As clabulas e birotas - puxadas por bois e mulas, eram usadas para serviços de menor urgência.
Papiros
Os primeiros suportes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!