COmunicação

Páginas: 10 (2264 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1JORNALISMO LITERÁRIO: A reportagem que virou livro.

Erickson G. de Souza*
Jean Matheus Cruz*
Ivan B. de Almeida*



Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma análise e reflexão sobre as reportagens de Jose Maschio, principalmente sob o prisma do jornalismo investigativo que deu origem a seu livro “Crônica de uma grande farsa”, cujo tema é central a fraude naseleições no Estado do Mato Grosso do Sul. Em suma, o que aconteceu lá é apenas uma pequena amostra do que ocorre no Brasil, onde as eleições se tornaram grandes negócios. Será feita uma análise, sucedida de uma comparação sobre a maneira como foram divulgadas as matérias e como elas deram origem ao livro, baseado sobretudo em fontes e em relatórios realizados pela Polícia Federal durante ainvestigação (Operação Vintém). Entrementes, não caberá a este artigo comentar a respeito do teor do jornalismo investigativo, mas sim fazer uma analise no método em que foi escrita, ou seja, como seu autor construiu uma história a partir de suas reportagens, reforçando mais ainda a sua denúncia ao respectivo caso, o “escândalo de Mato Grosso do Sul”.

Palavras-chave: Jornalismo investigativo;livro-reportagem; política; corrupção; jornalismo literário.

1. Jornalismo Investigativo

Boa parte das matérias redigidas hoje em dia, a respeito das matérias investigativas, basicamente, são narrações do cotidiano ou então de algum fato atípico já denunciado por alguém, muito embora essas reportagens revelem algo de extrema importância e que sem elas não teríamos o teor ou o conhecimentos sobretais fatos que ocorrem de forma oculta.
Uma investigação é uma base para as reportagens, até mesmo podem mudar o rumo de muitas histórias. Revelações de políticos corruptos, fraudes, má gestão pública ou grandes acontecimentos que abalaram o governo ou grandes corporações. Portanto, devemos se libertar da concepção simplista do jornalismo investigativo, às vezes uma denúncia bombástica,flagrantes de corrupção, escândalos políticos nem passam perto de uma investigação, e sim foram entregues prontas ao repórter. “Jornalismo investigativo é algo mais complexo, trabalhoso e perigoso. Não se assemelha com a rotina natural das redações. Exige talento, tempo, dinheiro, paciência e sorte.” (FORTES, 2005, pg.10)
Ademais, uma investigação demanda de muito tempo. Um repórter leva tempo para poderinvestigar afundo todos os fatos, provas, documentos, chegar os imensos relatórios realizados pela polícia.
Conforme expõe SIQUEIRA:

A reportagem sobre investigação empenha-se em acompanhar investigações: trata-se de um desdobramento recente do conceito que tem se tornado bastante comum nos Estados Unidos. De acordo com ele, a reportagem origina-se da descoberta do vazamento de informação deuma investigação oficial em andamento ou em um processo de preparação por outras fontes, geralmente agências governamentais. (SIQUEIRA, 2005. P.30)


Como no caso do livro “Crônica de uma grande farsa”, o seu autor analisou mais de cinco mil páginas dos relatórios da “Operação Vintém”, realizada pela Polícia Federal em Mato Grosso do sul. A partir desse diagnóstico, o autor, pode apurarinúmeras irregularidades apontas a partir das investigações da PF.




2. TRANSFORMANDO UMA INFORMAÇÃO FACTUAL EM HISTÓRIA

A passagem de uma notícia para um livro, como aconteceu no caso do livro “Crônica de uma grande farsa”, nada mais é do que uma extensão da matéria em si, isto é, um aprofundamento sobre o respectivo caso, criando, em muitos casos, um jornalismo literário, muito embora ospersonagens e a história narrada é algo real e não uma ficção. Assim, a literatura torna-se um dos principais recursos para o jornalismo atingir o seu objetivo ou o seu alvo, ou seja, estender a fórmula que consagrou o jornalismo em suas seis perguntas básicas: o que, quem, onde, como e por que.
Em toda sociedade, ou em qualquer época, existem assuntos cuja divulgação requer mais do que meras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!