Comunicação

Páginas: 13 (3070 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Comunicação não-verbal
Por

Samuel Eduardo Pires
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
spires@student.dei.uc.pt


Resumo – . Neste artigo apresentam-se de forma concisa e sintética os cuidados a ter com comunicação não-verbal. Para tal, descrevem-se os pontos essenciais a ter em conta no uso desta forma de linguagem.
A comunicaçãonão-verbal é a forma não discursiva que pode ser transmitida através de três suportes: o corpo, os objectos associados ao corpo e os produtos da habilidade humana.
Investigações científicas têm evidenciado que a importância das palavras, numa interacção entre pessoas é apenas indirecta. Resultados de diversos estudos demonstram que as relações interpessoais são mais influenciadas por canais decomunicação não-verbais do que verbais. Isto indica que a comunicação não-verbal assume um papel muito importante na comunicação humana.
Este artigo pode ser muito útil para todos aqueles que pretendem comunicar bem, utilizando esta importante linguagem, em que por vezes se dá pouca importância.

Palavras-chave - Comunicação não verbal, Linguagem Corporal, Comunicação Corporal.

1. IntroduçãoQualquer profissional actualmente têm que estar preparado para esta realidade, comunicar de forma positiva com outros pessoas.
A maior parte da comunicação humana é feita com o uso de gestos, postura, posições e distâncias (comunicação não-verbal ou linguagem corporal). Um estudo feito por Albert Mehrabian sobre o impacto da mensagem mostra 55% do impacto da mensagem é contribuído pela comunicação não– verbal, 38% com os tons de voz e apenas 7% pelas palavras.
É nesta realidade que se pretende cativar o profissional para uma nova ferramenta de comunicação - a comunicação não verbal.
A comunicação verbal é feita conscientemente mas o processo da comunicação não verbal é menos transparente. A comunicação não verbal é usada, em parte, de forma inconsciente, embora possamos usá-la também deforma consciente e estratégica, como por exemplo:
"Não lhe disse nada mas fiz-lhe sentir claramente que não gostei.".
Uma boa compreensão desta linguagem é importante para interpretar a opinião dos outros com o qual estamos a interagir.

2. Comunicação não-verbal

A comunicação não-verbal é usada por todos, apesar de nem todos saberem usa-la da melhor maneira.
A grande maioria, dospesquisadores do comportamento não verbal concordam com o facto de que o canal verbal é usado, principalmente, para transmitir informação, sendo o canal não verbal reservado para negociar atitudes interpessoais e funciona, em alguns casos, como substituto de mensagens verbais.
De acordo com Corraze (1982), a comunicação não-verbal é um meio, dentre outros, de
transmitir informação, o autor refere-se aeste tipo de comunicação como “as comunicações não-verbais”. Estas são definidas como os diferentes meios existentes de comunicação entre seres vivos que não utilizam a linguagem escrita, falada ou seus derivados não sonoros (linguagem dos surdos-mudos, por exemplo). É um conceito que evidencia um extenso campo de comunicações, pois este não se restringe apenas à espécie humana. A dança das abelhas,o ruído dos golfinhos, a expressividade das artes: Dança, Música, Teatro, Pintura, Escultura etc, são também consideradas como formas de comunicação não-verbal.
De acordo com Corraze (1982) para o ser humano as comunicações não-verbais processam-se através de três suportes. O primeiro, o corpo, nas suas qualidades físicas, fisiológicas e nos seus movimentos. O segundo, no homem, ou seja, objectosassociados ao corpo como os adornos, as roupas, ou mesmo as mutilações, marcas ou cicatrizes de tatuagens, de rituais ou não. Neste suporte ainda podem ser relacionados os produtos da habilidade humana que podem servir à comunicação. Finalmente, o terceiro suporte se refere à dispersão dos indivíduos no espaço, este espaço engloba desde o espaço físico que cerca o corpo até o espaço que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!