comunicação

Páginas: 37 (9229 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
Revista TEXTOS de la CiberSociedad
ISSN 1577-3760 · Número 4 · Temática Variada
Subsidios para uma teoria da Comunicação digital

Por: Alessandro Paveloski

Para citar este artículo: Paveloski, Alessandro, 2004, Subsidios para uma teoria da Comunicação digital, Revista TEXTOS de la CiberSociedad, 4. Temática Variada. Disponible en http://www.cibersociedad.net



INTRODUCCIÓN / RESUMENPara compreender a Comunicação Social num mundo interconectado por redes de informação é preciso ir além das teorias tradicionais da Comunicação de Massa. Este texto propõe justamente isso: uma viagem reflexiva pela comunicação em tempos de Internet, usando abordagens que envolvem a Cibernética e as Teorias da Informação entre outros caminhos. A proposta fundamental é levar o leitor a uma novaforma de pensar a Era da Informação, longe dos mitos, num mergulho teórico que mais suscita perguntas do que expõe respostas.

A Internet já é parte dos sistemas e instrumentos da comunicação social mediada: é um suporte, é uma ponte, é a estrada, é um medium. As suas características diferem-se dos meios de comunicação de massa como o jornal ou a tevê, mas ela é um mediador. Distancia-se tambémdos meios interpessoais por origem, como o telefone. Reúne parte dos outros meios pelas vias da tecnologia, mas está distante de ser simplesmente o meio convergente, onde todos os outros se encontram. Enquanto suporte, permitiu até agora estimular a inversão constante, simultânea quase, de emissor e receptor, num emaranhado de alterações de papéis que até então não tínhamos presenciado na nossahistória da mídia.

E ela fez-se então notada. A rede mundial de redes de computadores é sim um fantástico avanço das tecnologias de comunicação. É um suporte poderoso e diferente, que não só tecnologicamente, mas estruturalmente, em sua arquitetura informacional, reensinou o homem a usufruir sua capacidade criativa, científica, exploratória, de maneira mais profunda. Conectou o inconectável.Promoveu diminuições perceptíveis de distâncias globais, ao mesmo tempo em que ajudou a transformar o papel moeda em dígitos, entre outros muitos rearranjos que provocou na nossa sociedade - talvez a principal foi ter colaborado decisivamente para a transformação do computador de uma máquina de cálculo para uma máquina de comunicação. Ela acelera nossos mercados, disponibiliza o local ao global, etraz o global ao local com uma proximidade ímpar. Fez mesmo os mais leigos em física perceberem que o tempo é um fator terreno, ou apenas um encadeamento de momentos de vida, e que o espaço, tal qual o conhecemos, é somente uma das manifestações do que chamamos de realidade objetiva.

Como toda revolução no seio da sociedade, apresentou-se também como uma lupa para ampliar nossas mazelas,dificuldades, preconceitos, injustiças. Mostrou-nos nossos problemas, inclusive relacionados a ela mesma, Internet, com a exclusão digital. Virou elemento proibido para algumas culturas e desencadeou também elos temíveis entre facções e grupos radicais, extremistas, que buscam na rede as suas possibilidades destrutivas. Fez com que o fluxo do capital oscilasse mais rápido do que o do trabalho, ajudou agerar euforias e suas conseqüências. Proporcionou, de alguma maneira, enquanto meio de comunicação, a ampliação da exclusão informacional. Mas não fez nada sozinha. Como toda nova etapa na história da humanidade, traz seus avanços, mas aflora também os retrocessos. Assim foi com a escrita, o mesmo com as navegações e todas as outras invenções que alteram o curso da história.

Assim, proporsubsídios que nos dêem um mínimo de embasamento para a difícil tarefa de analisar mais a fundo as potencialidades já usadas (e outras em vias de serem utilizadas) da rede das redes, tendo como base o fato de a Internet estar indiscutivelmente presente em nossas vidas é um desafio e tanto. O espaço de amostragem para análise é enorme, perde-se em interconexões muitas vezes infinitas. Mas apesar das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!