Comunicação

Páginas: 17 (4087 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
RESUMO

O artigo refere-se a uma pesquisa científica com relação a uma organização e seus stakeholders. No presente artigo estão apresentados os conceitos fundamentados do termo stakeholder. Através deste, foi possível fazer um levantamento de diferentes autores com relação à importância dos stakeholders dentro e fora da organização. O objetivo geral é repassar aos leitores cada stakeholder queuma empresa possa ter de uma forma sucinta. Porém, o presente artigo aprofundou-se num contexto geral suas pesquisas e resultados na relação das organizações com fornecedores, meio ambiente e clientes, três exemplos de stakeholders muito importante para uma empresa.

PALAVRAS-CHAVES: Stakeholders. Fornecedores. Meio Ambiente. Clientes. Organização.

1.0 INTRODUÇÃO

A velocidade dastransformações, as necessidades de integração, e a crescente concorrência, têm estimulado as organizações a unirem as forças internas e externas, obrigando-as a buscar sempre um crescimento contínuo e integrado em sua empresa, para sempre estar um passo a frente de seus concorrentes.

Stakeholders, muitas organizações preferem usar o termo publico interno e externo para uma maior compreensão de todos osinteressados dentro da organização.

Este trabalho tem como seu principal objetivo trazer o máximo de informações a todo e qualquer leitor que se interesse e tenha curiosidade em saber o que é stakeholder e como funcionam, quais áreas atingem e influenciam.

O presente artigo se subdivide em quatro partes.

A primeira parte refere-se ao stakeholder com um olhar geral, genérico, mostrando deforma sucinta quais os possíveis stakeholders dentro de umaorganização.

Já na segunda parte, começa a abordagem profunda, partindo para estudos mais precisos de subdivisões dos stakeholders, começando pelo inicio de uma cadeia de produção, ou seja, fornecedores. Na terceira parte, partimos para um stakeholder de uma importância muito grande, não só para qualquer organização, mas sim, paratodos os seres vivos, o meio ambiente, um stakeholder não muito lembrado no passado, porém cada vez mais influencia o mercado e vem ganhando grandes proporções por toda a sociedade. Por último e não menos importante será apresentado estudos em relação aos clientes, que é o objetivo final de muitas organizações.

2.0 QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS

Os stakeholders são designados em todos os segmentos queinfluenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor. Segundo Freeman, o termo stakeholders refere-se a grupos que têm direito legitimado sobre a organização

Numa organização pode se identificar seus stakeholders como: mídia (publicidades, área de marketing), fornecedores, meio ambiente, serviços ouprocessos terceirizados, concorrentes, acionistas, clientes, comunidade, enfim, a uma série de processos físicos ou jurídicos de uma organização que pode ser considerada um stakeholders, desde que haja sempre a interação com a mesma. Algumas empresas adotam o stakeholders como um pilar da política de gestão interna, e, para um maior entendimento de seus colaboradores, pode-se usar o termo públicointerno e externo, que seria uma tradução da palavra stakeholders.

Bowditch e Buono (1992) definem stakeholders como: “grupos ou pessoas identificáveis que uma organização depende para sobreviver: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e entidades governamentais.



Figura 01: Influência da relação stakeholder-organizacao

Fonte: Elaborado pelo Autor.

A teoria dos Stakeholdersutilizando-se dos mecanismos de analise da teoria sistêmica, referentes á interdependência e integração dos agentes que compões um sistema procura explicar essa inter-relação e desenvolver fundamentação teórica atinente á responsabilidade social da organização com o ambiente onde está inserida. (Campbell, 1997)

Todo plano de negócios e, conseqüentemente, o plano de captação de recursos, deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!