Comunicação

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Comunicação Empresarial
Aluno:
Sala:
Profª:
Data:
Meios de Comunicação na Empresa

Comunicação externa
Este estudo aborda a maneira como o Carrefour trabalha a atividade promocional e a confecção dos jornais de ofertas, carro-chefe da propaganda nesse setor. Muito pouco falada e abordada nateoria, a elaboração e a criação desses materiais promocionais é uma das principais tarefas do Departamento de Publicidade da empresa. O que antes era um processo manual, com a ajuda de softwares de gestão, tornou simplificado todo o workflow e, ao ser automatizado, facilitou o trabalho da equipe. Fábio dos Santos, gerente de Publicidade do Carrefour, afirma que a folheteria é para o varejista um meiode comunicação indireto muito eficiente com o consumidor e tem um volume significativo de tiragem. O Carrefour hoje produz em média 10 milhões de exemplares por mês para as bandeiras Carrefour e Atacadão. A empresa tem métricas para medir o aumento do fluxo de clientes e o que gerou de receita no período em decorrência da veiculação dos folhetos.

Folheteria é um termo utilizado pelasgráficas para denominar os materiais promocionais do varejo impressos nos formatos semelhantes aos jornais.

Caracteriza-se como uma forma de comunicação impessoal paga, pois tem a finalidade de, por meio da Promoção de Vendas, anunciar produtos com desconto por um período específico com o objetivo de gerar fluxo para a loja. Essas datas regem a atividade promocional e incluem desde as datasconsagradas do comércio até os eventos da própria empresa, como aniversário, liquidações e festivais, e é de acordo com esse calendário que os folhetos promocionais são produzidos. A grande vantagem é a rapidez entre a criação e a publicação, além do grande volume de informação. Alem de contar com a parceria dos fornecedores nessas ações.

Os materiais promocionais impressos são chamados detabloides, folhetos promocionais folhetos de ofertas, revistas ou volantes. O que os diferencia é o modo como esses materiais são impressos. No Carrefour, cada peça tem um nome diferenciado. O “gigantão”, o tabloide e a lâmina são impressos em máquinas rotativas, tendo formato e tipo de papéis iguais aos dos jornais. Os “gigantões” são feitos em datas comemorativas sazonais, como Páscoa, Natal, Copa doMundo. Os tabloides, por sua vez, são mais frequentes aos finais de semana. Já as lâminas são produzidas quase diariamente e têm como principal objetivo fazer o combate das ofertas anunciadas pelos concorrentes.
As revistas são impressas nas máquinas offset planas, em um papel mais nobre, como o couché. Esse formato é mais utilizado por drogarias e lojas menores, situadas, em geral, embairros nobres.
O Carrefour, em seu portfólio de comunicação, possui uma série de peças, e, entre elas, estão os folhetos promocionais. Junto com a TV, eles são os principais veículos utilizados pela empresa. Todas as mídias caminham juntas, e é a Área Comercial que define quais serão os produtos anunciados.

Comunicação interna

Um veículo de sucesso interno é a TV corporativa doCarrefour. Ela surgiu em 2004 como um complemento dos demais veículos da empresa e está firme e forte até hoje, depois de passar por algumas reformulações que a tornaram ainda mais atrativa. Hoje, ela tem a cara dos funcionários. São eles os principais protagonistas de cada edição, e não mais uma equipe de repórteres experientes, contratados (e mais caros!). Nada melhor que dar a voz ao funcionário quandoa empresa quer que ele se interesse por um determinado assunto.

Um novo programa vai ao ar de 45 em 45 dias e cada um deles tem 16 minutos de duração. Os funcionários têm acesso ao conteúdo meia hora antes do expediente. Cada loja decide qual o melhor local para transmitir, e a maioria dos funcionários assiste junto!

Uma peça importante para o sucesso da TV são os repórteres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!