Comunicação

Páginas: 15 (3627 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ANA CAROLINA MONIER DOS SANTOS
BRUNO GRIMA BARBOSA
CAMILA MORAIS MILANEZ
CELIANE SANTOS JESUS
GUSTAVO TOMEI
HÍCARO RODRIGUES LARANJEIRA

SERIGRAFIA

GUARULHOS
2012

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ANA CAROLINA MONIER DOS SANTOS
BRUNO GRIMA BARBOSA
CAMILA MORAIS MILANEZ
CELIANE SANTOS JESUS
GUSTAVOTOMEI
HÍCARO RODRIGUES LARANJEIRA

SERIGRAFIA

Trabalho de aproveitamento da matéria de Produção Gráfica para obtenção de nota parcial/final sob a orientação do profª. Alessandro Miguel.

GUARULHOS
2012

1. Conceitos teóricos

Serigrafia ou Permeografia

O nome Serigrafia é atribuído por diferentes autores à palavra gregaserikon e à palavra sericum do latim, ambas significando seda e grafia do grego, com o sentido de escrever, desenhar, gravar. A expressão inglesa silk-screen é tanto usada para designar uma técnica artística quanto a técnica aplicada em trabalhos utilitários.

1.2 Definições em glossários e vocabulários técnicos:

Impressão serigráfica - (Craig, 1987, p.186)
“Método de impressão no qual aimagem é transferida para a superfície a ser impressa por meio de tinta comprimida por um esfregador de borracha através de um tecido, que serve como estêncil, ou uma retícula de fios metálicos esticados sobre uma armação. A impressão serigráfica pode ser feita manual ou mecanicamente, posto que existem estênceis fotográficos e impressoras automáticas e secadores. Ela permite uma aplicação pesada detinta na maioria dos materiais e é excelente para trabalhos de baixa tiragem, especialmente pôsteres. Displays de ponto de venda que necessitem de uma grossa camada de tinta e/ou tintas fluorescentes são normalmente feitas neste processo. Em ingles silkscreen ou screen process printing”.

Serigrafia - (Ribeiro, 1998, p.491)
“Processo de reprodução de figuras e dizeres, utilizado para pequenastiragens sobre cartão, vidro, madeira, metal e outras substâncias de superfície lisa, e caracterizado pelo emprego de um caixilho com tela de seda servindo de estêncil.”

Serigrafia - (Craig, 1987, p.90)
“A impressão serigráfica, também conhecida como impressão silkscreen, é um processo que utiliza um caixilho com tela de seda, servindo como estêncil. Os estênceis são cortados à mão ou preparadosfotograficamente. A tela pode ser seda, náilon, Dacon ou malha metálica fina. As partes correspondentes aos contornos da imagem são impermeabilizadas, fazendo-se filtrar a tinta através da área da imagem, com auxílio de uma escova ou esfregador de borracha, na superfície a ser impressa.
Como a entintagem é mais pesada do que nos outros processos de impressão, a serigrafia produz excelentesresultados em superfícies lisas ou ásperas: metal, vidro, cerâmica, madeira, plástico, tecido, cartão e, logicamente, papel. Isto torna a serigrafia ideal para muitos projetos comerciais, tais como sinalização de ruas, pôsteres e papéis de parede.
Uma grande vantagem da serigrafia: devido à opacidade da tinta, é possível imprimir o branco ou qualquer tinta clara numa superfície escura, com uma sóaplicação. Há uma grande variedade de tintas disponíveis, incluindo as metálicas e fluorescentes.
Embora a velocidade da impressão serigráfica não seja comparável a dos três principais processos, ela atingiu um importante lugar na indústria da impressão devido à sua versatilidade e às suas singulares vantagens.”

1.3 A história da serigrafia de acordo diferentes autores

De acordo Baer (1999) aimpressão serigráfica, definida como impressão permeográfica, tem sua origem no trabalho dos antigos artistas chineses no período da construção da grande muralha e de artistas egípcios que usavam técnicas semelhantes na época da construção das pirâmides.
Baer conta sobre as técnicas que deram origem à serigrafia, que os japoneses faziam desenhos muito delicados nos estênceis e que para unir as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • comunicaçao
  • Comunicação
  • Comunicação
  • comunicação
  • Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!