Comunicação e relação humana

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
CESUCA – FACULDADE INEDI


Curso de Ciências Contábeis








COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS








Anderson Selau
Antônio Machado
Daiane Munhoz
Eder Nunes
Gisele Araujo








Professor: Evanisa Brum










Cachoeirinha, setembro de 2008



INTRODUÇÃO



A comunicação é uma atividade semprepresente, porque ela significa o canal através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras. A comunicação é tão vital em uma organização quanto a corrente sanguínea o é para uma pessoa.



















COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS



FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Comunicação é a transferência de informação e compreensão de uma pessoa para outra. É a forma deatingir os outros com idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores. Ela é uma ponte do sentido entre pessoas, de tal forma que elas podem compartilhar aquilo que sentem e sabem. Utilizando essa ponte, uma pessoa pode cruzar com segurança o rio de mal-entendidos que muitas vezes as separa.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

As organizações não podem existir sem a comunicação, pois assim acooperação se torna impossível, porque as pessoas não podem expressar aos outros suas necessidades e sentimentos. Quando a comunicação é eficaz, ela tende a incentivar melhor o desempenho e satisfação no trabalho. As pessoas compreendem melhor suas tarefas, sentindo-se mais envolvidas com elas.

Um dos princípios básicos do comportamento organizacional é que a comunicação aberta é geralmente melhor que acomunicação restrita. Com efeito, se os empregados conhecerem os problemas enfrentados pela organização e aquilo que os gerentes estão tentando fazer, eles normalmente irão reagir de forma favorável.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE DUAS VIAS

O processo de comunicação de duas vias é o método pelo qual o emissor atinge o receptor coma mensagem. Ele requer oito etapas, quer as duas partes falem,quer utilizem sinais ou mesmo qualquer outro meio de comunicação.

1º Etapa: Elaborar uma idéia: O emissor deseja transmitir uma idéia. Esta é a etapa chave porque a menos que haja uma mensagem conveniente, todas as outras etapas são de certo modo, inúteis.

2º Etapa: Codificar: Codificar a idéia em palavras, mapas outros símbolos adequados à transmissão. Neste ponto, o emissor determina ométodo de transmissão para que as palavras e símbolos possam ser organizados de modo adequado ao tipo de transmissão.

3º Etapa: Transmitir: Quando a mensagem for finalmente elaborada, deve ser transmitida através do método escolhido, seja ele por memorando, telefone ou mesmo uma visita pessoal.

4º Etapa: Recebimento: A transmissão permite que uma pessoa receba a mensagem. Nesta etapa, ainiciativa é transferida para o receptor, que deve estar preparado para receber a mensagem. Se o receptor não funcionar, a mensagem perder-se-á.

5º Etapa: Decodificar: Esta etapa é decodificar a mensagem de forma que ela possa ser compreendida. O emissor quer que ela seja entendida pelo receptor exatamente como foi enviada. A compreensão pode ocorrer somente na mente do receptor. Um comunicador podefazer com que os outros ouçam, mas não há maneiras de fazê-los compreender. Apenas o receptor escolhe se vai ou não compreender.

6º Etapa: Aceitar: Uma vez que os receptores tenham obtido e decodificado a mensagem, eles têm a oportunidade de aceita-la ou rejeita-la. Os emissores, é claro, gostariam que os receptores aceitassem suas comunicações de forma pretendida, para que as atividadespudessem se desenvolver como planejadas. Entretanto, a aceitação é uma questão de escolha e grau, de modo que o receptor tenha um considerável controle sobre se vai ou não adotar toda a mensagem ou apenas parte dela.

7º Etapa: Usar: É o uso da informação pelo receptor. Este pode descartá-la, executar a tarefa como apresentada, guardar a informação para o futuro ou fazer qualquer outra coisa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relação humana
  • Relação humana
  • comunicacao humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicacao Humana
  • A comunicação humana
  • Comunicação humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!