Comunicação e Recepção

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Comunicação e Recepção
Nilda Jacks e Ana Carolina Escosteguy

Capitulo 1
AS TRADIÇÕES INTERNACIONAIS
1.1. Pesquisa dos Efeitos
[...] as consequências da industrialização da cultura no que diz respeito à mídia e suas repercussões nos indivíduos e na sociedade chama-se teoria dos efeitos. (página 25).
“toda a história da pesquisa em comunicação tem sido determinada de várias maneiras pelaoscilação entre uma atitude que detecta nos meios uma fonte de perigosa influência social e a atitude que questiona/mitiga/relativiza este poder reconstruindo a complexidade das relações em que os meios atuam” (WOLF, 1994:9). (página 25)
Nos termos de Lasswell, a comunicação é sempre pensada como tendo um efeito sobre o receptor, que é alvo de sua influência e persuasão. (página 28).

1.2.Usos e Gratificações
[...] as necessidades têm origens sociais e psicológicas, as quais geram expectativas em relação aos meios de comunicação que conduzem a diferentes padrões de exposição a eles, resultando em certas necessidades e gratificações ou outras consequências não pretendidas (McQUAIL e WINDAHL, 1996:134). Em outras palavras, poderia ser dito: os meios e conteúdos são geralmenteescolhidos em função de objetivos e satisfações específicos; os membros da audiências são conscientes de necessidades relacionadas aos meios de comunicação que surgem em circunstâncias sociais (compartilhadas) e pessoais (individuais) especificas, manifestando-se em termos de motivações; a utilidade pessoal é mais significativa nas escolhas da audiência do que fatores estéticos ou culturais; os fatoresmais importantes na formação de audiências podem, em principio, ser medidos (McQUAIL, 1997:71). (página 32)
[...] três funções centrais da mídia: a procura de informação, diversão e manutenção da identidade pessoal, nesse caso muitas vezes sem sentido compensatório, ou seja, para obter através dos meios o que não alcançam em outras vias. (página 33).

1.3. Estudos Culturais
Construídos no finaldos anos 1950 através das pesquisas de Richard Hoggart, Edward Palmer Thompson e Raymond Williams, seus principais representantes, e incorporando mais tarde a importante contribuição de Stuart Hall, os estudos culturais têm sua história ligada ao Centre for Contemporary Cultural Studies – CCCS – fundada em 1964, na Universidade de Birmingham/Inglaterra. (página 38)
Hoje, esta perspectiva teóricatem ramificações mundiais, que assumiram seus próprios pressupostos, conforme a tradição cultural e teórica onde se inserem regionalmente, levando Jensen e Rosengren (1990:213) a afirmarem que estudos culturais foram desenvolvidos em muitos países, paralelamente e de forma independente aos cunhados pelos britânicos. (página 38)
Não se constituindo em uma disciplina, mas em um campo de cruzamentosde diversas disciplinas, os estudos culturais permite a combinação da pesquisa textual com a social, na medida em que recuperam a acepção estruturalista sobre a relativa autonomia das formas culturais, situando-as num contexto de forças diversas, bem como do culturalismo, o valor da experiência dos sujeitos para a mudança social. (página 38)
(página 38 – 39)

1.5. Análise da Recepção
ParaJensen e Rosengren (1990), a análise da recepção questiona tanto a validade da análise interpretativa de conteúdo como fonte de conhecimento sobre os usos e efeitos dos conteúdos dos meios de comunicação [...]. Em outras palavras, a análise da recepção pode ser definida como “análise da audiência – com – análise de conteúdo”, o que tem dupla natureza, qualitativa e empírica. (página 42)
[...]. Oque caracteriza, entretanto, a análise da recepção são os procedimentos comparativos entre o discurso dos meios e o da audiência, e entre a estrutura do conteúdo e a estrutura da resposta da audiência em relação a este conteúdo (idem, 1990:218). (página 42)
Os estudos culturais, segundo Jensen e Rosegran, também fazem “análise-com-interpretação”, mas referindo-se principalmente aos fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • Recepção
  • recepcao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!