COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 3 de março de 2015











TRABALHO DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA




















MARINGÁ
2010
A comunicação é o sistema mais completo para todos os setores de uma empresa que busca o sucesso no seu ramo. Esta interação traz organização e coerência entre os indivíduos, e é a maior arma para as tomadas de decisões assertivas.
O ato de comunicar-se é de certo o mais evolutivo dohomem, e que gera maior progresso em aspectos relacionados ao padrão de conhecimento e domínio sobre integração com os outros. O mercado de trabalho atual exige que cada vez mais seus funcionários façam tudo com excelência, e isso vem com a comunicação assertiva, e prioriza o “fazer” em detrimento do “comunicar”.
A velha imagem de que uma palestra seja algo robotizado e cansativo foi deixadapara trás, e hoje a palavra chave dos processos comunicativos é a interatividade. A cada momento algo novo se une a comunicação, com intuito de fazer com que o publico não perca a atenção na palestra, e que ao mesmo tempo se interesse a pensar sobre o assunto palestrado. Tem sempre momentos em que a baixa interação toma conta no ato da comunicação, e a vários macetes para esta baixa interatividade,começando em não ler um discurso e não despejar todas as informações de uma só vez. A informação passada tem que ser de acordo com o grau de entendimento para quem se esta palestrando, evitando sempre palavras técnicas e gírias.
A maneira mais fácil de não errar na hora de falar em público é se planejar para um ótimo resultado e praticar muito. E um item muito importante sobre apresentações comrecursos tecnológicos é não exagerar no uso de cores e letras berrantes.
Uma boa apresentação, passa a informação com agilidade e interesse junto com o despertar da compreensão. A dinâmica das apresentações giram em torno de cuidado com o interesse do público e com a estrutura do seu trabalho apresentado, pois uma longa e cansativa palestra se torna em algo improdutivo, e a adequação de materiale planejamento são essenciais para uma boa conexão entre o público e o palestrante.
A principio, a construção de uma apresentação é dada por três pilares, são eles: objetivo, público e tempo. A maneira que você vai informar e com qual intensidade, é a fase de se pensar também no tipo de comunicação a usar com o público alvo a ser atingido, não sendo coloquial com públicos de classe mais baixa eassim por diante. O período da apresentação deve durar o previsto e não exceder ou adiantar o final, pois mostra despreparo.
A interação do objetivo apresentado com a platéia é muito importante e faz com que o palestrante perceba o animo do público. O comportamento é muito importante também, pois o sim tem que inspirar e o não tem que bloquear, e o bom palestrante age de acordo com o que estafalando e propondo, para impulsionar o público a reagir da forma que ele quer.
A pré-avaliação do período a palestrar deve ser pensada com cautela, sempre com atenção sobre a fase em que o publico alvo estará passando, pois uma palestra exige concentração, e se o público faltar por motivos profissionais maiores, o erro foi da convocação do palestrante. O numero de pessoas a assistir a palestra tambémnão pode ser muito grande, pois o relacionamento do palestrante com o público fica maior, quando menos pessoas, e a progressão para a comunicação melhor ainda.
A metodologia da apresentação deve ser listada por fases. Ordenando, agrupando e selecionando cada tópico de forma coerente para a seqüência da palestra. Para isso faze-se necessário o uso de um roteiro, pois nele conterá o passo-a-passoda apresentação. No momento da apresentação pense no que falar em cada tópico, para que se estime o tempo da apresentação.
Antes da apresentação lembre-se de analisar tudo que utilizará na mostra. Faça uma leitura crítica do texto, revise os recursos técnicos e certifique se o lugar é adequado para o trabalho.
No período da apresentação, comece com o objetivo, com o mais importante, pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oratoria e comunicação
  • Curso de Oratoria e comunicação
  • Trabalho de comunicação e oratória
  • A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL POR MEIO DA ORATORIA
  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!