Comunicação e linguagem

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA














título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER






















Cidade
Ano de entrega
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética


















título do trabalho
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVERTrabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].


Prof.








Cidade

Ano de entrega


DIVERSIDADE LIÇÃO QUE SE APRENDE EM CASA




De acordo com o tema abordado, trabalharemos em prol detransmitir a importância de se compreender as diversidades, mas para isso, as crianças devem ser interpeladas em primeira mão dentro de casa pelos pais.
A escola hoje também desempenha este trabalho, de uma maneira geral nossa sociedade a todo o momento nos transmite situações na qual, analisando corretamente esta relacionado as diversidades.
Deste ponto de vista, foicriada esta cartinha, no qual tentaremos nos aproximar de maneira simplificada e objetiva este tema a nossa sociedade escolar, com alunos de 10 a 12 anos.












































DIVERSIDADE ÉTNICA
Antes de darmos inicio a nossa cartinha quero que todos me respondam.
Quem sabe o que é diversidade?Resposta: diversidade é uma noção a que se refere á diferença, á variedade, á abundância de coisas distintas ou á divergência.
Para vocês que já sabem o que é DIVERSIDADE, poderia nos dizer o que se entende por DIVERSIDADE ÉTNICA.
O que é ÉTNICA ou ETNIA?
Resposta: População ou grupo social que apresenta relativa homogeneidade cultural e linguística,compartilhando história e origem comuns.

O Índio
Grupo étnico autóctones. Povos que habitavam o país antes da chegada dos colonizadores europeus, nesse período a população era estimada em aproximadamente 5 milhões de pessoas. Após séculos de intensa exploração, os índios praticamente foram dizimados. Atualmente, os índios se concentram quase que restritamente na região Norte, comcerca de 170 mil; e no Centro-Oeste, com aproximadamente 100 mil. Existem outros 80 mil dispersos ao longo de outras regiões brasileiras.

O Branco
No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de imigranteseuropeus que vieram para o Brasil, como os portugueses no século XVI e mais tarde, por volta do século XIX, italianos, alemães, eslavos, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades de menor expressão.

O Negro
Os negros ou afrodescendentes têm sua origem a partir dos escravos que vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, fato que caracterizou como uma migraçãoinvoluntária, tendo em vista que os mesmos não vieram por livre e espontânea vontade, mas forçados. No decorrer dos séculos citados, o país recebeu cerca de 4 milhões de africanos. Hoje, esse grupo étnico se concentra em maior número na região Nordeste e Sudeste, áreas onde se encontravam as principais fazendas de cana-de-açúcar e café.





O Pardo
Esse grupo é também chamado demestiço, em virtude da mistura entre brancos, negros e indígenas. Os mesmos produzem três variedades de miscigenação, dentre elas podemos destacar ainda os mulatos, oriundos da mistura entre brancos e negros, que respondem por cerca de 24% da população.




O Caboclo
Os caboclos respondem por aproximadamente 16% da população nacional, esses são oriundos da mistura entre brancos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!