Comunicação e linguagem

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
diversidade
Diversidade em questão




Trabalho Interdisciplinar semestral apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do mesmo.


Orientador: Prof.OKÇANI BATTINI; FÁBIO LUIZ DA SILVIA; BERNADETE; MÁRCIA BASTOS; LILIAN SALETE A.M. LIMATutor de sala: Edson Aparecido Vicente Martines Junior


1 INTRODUçÃO
Diante desse contexto a divresidade e um conceito amplo, com a aplicação em diferentes campos do conhecimento humano, a ideia da diversidade esta ligada aos conceito da pluralidade multiplicidade, diferentes angulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade evariedade.
O termo diversidade diz a respeito a variedade e convivencia de ideias variaveis em torno de um assunto concreto de faculdade ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
2 DESENVOLVIMENTO
1. a diversidade historica
Estas questões vêm à tona quando falamos de diversidade como sinônimo dediferença. As diferenças físicas, étnicas, culturais, de gênero, etárias são um fato, mas não são o foco da discussão. O ponto crucial do debate sobre diversidade é a percepção, a reflexão e a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdade, a ponto de apagar a realidade da igualdade na diferença.
Propõe-se, portanto, que diversidade seja compreendida como umvalor, onde estão implicadas e articuladas as seguintes idéias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade, de diferença socialmente transformada em desigualdade.
· Igualdade na diferença: valorizar a humanidade que provém de todo e qualquer indivíduo, base da idéia de direitos humanos. Mesmo em casos graves de deficiência a pessoa deve ter garantido seu direto de livre escolha e convíviosocial.
· Diferença na igualdade: as peculiaridades das pessoas devem ser reconhecidas, na medida em que impliquem em adaptações para que sua participação social seja efetivada. Esta idéia está na base do surgimento do conceito de diversidade.
· Diferença socialmente transformada em desigualdade: o resgate dos direitos humanos e a valorização da diferença são formas de desconstruir adesigualdade. Esta é a base que fundamenta a prática da diversidade como valor.
Por anos viveu-se a hegemonia dos iguais, ficando difícil romper com essa visão e perceber que a diversidade não é problema. A promoção da diversidade como valor é a condição que viabiliza o surgimento do novo. Costuma-se colocar o "diferente" na figura do outro, que se torna um dessemelhante. É necessário que se perceba quetodos somos diferentes. "Não há um lugar 'normal' de onde se olha a humanidade à procura dos 'outros'. Somos todos diversos e promover a diversidade é valorizar essa condição"


2.diversidade linguistica


A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na
língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma
sociedade. É pela língua que se dãoas relações de poder e dominação, os
consensos, as discórdias, as transmissões culturais. Assim como é pela língua que
sujeito constrói seu lugar na sociedade, também é através dela que é excluído.
Considerando que as cidades de nossa região são formadas pela união de
diversas raças e povos, é impossível ignorar que a diversidade étnica caracteriza
nosso país. A língua, em suas diversasformas e variantes, é uma entidade viva,
dinâmica e é o código utilizado pelo ser humano para se comunicar com seus
semelhantes, trocar informações, difundir idéias e conceitos. O uso da escrita
desenvolveu a comunicação entre os homens permitindo-lhes remontar as
barreiras do tempo na recepção de mensagens, além de ajudar muito no
desenvolvimento intelectual do ser humano. Ademais, seu domínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!