Comunicação e linguagem

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO – MODULO 1

KÁTIA ALEXSANDRA DE ARAÚJO OLIVEIRA

Variações linguíticas
DIATÓPICA E DIASTRÁTICA

Ituiutaba
2010Kátia Alexsandra de Araújo Oliveira

Variações linguíticas
DIATÓPICA E DIASTRÁTICA

Trabalho apresentado ao Curso (Administração Bacharelado) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina [Comunicação e Linguagem].

Prof. Marcelo Silveira

Ituiutaba

2010

Introdução

No trabalho abaixo tentei explicar um pouco de como as variações lingüísticas podem ajudar ou atrapalharno nosso dia a dia. A língua é, sem dúvida, o código mais complexo que utilizamos pra nos comunicar. Por sua própria complexidade e riqueza, ela possui uma multiplicidade de formas. Trazendo assim umamultiplicidade de variações das quais falarei sobre duas, variação diatópica e diastrática.

Desenvolvimento

A maneira como falamos pode variar de acordo com as circunstancias, com o gruposocial a que pertencemos, com a região que vivemos e com muitos outros fatores, por isso o conhecimento das variações diatópica e diastrática podem nos ajudar em nosso dia a dia.
Para melhor entendimentocitarei alguns conceitos e exemplos dessas duas variações encontrados no site univerde.org.

Variação Diatópica: É o fenômeno de uma determinada comunidade de fala ou região eleger expressõespróprias para nomear seres ou situações, para os quais encontraremos denominações distintas em outras regiões.Variação diatópica pode ocorrer com sons diferentes. Quando isso acontecer, dizemos que ocorreuuma variação diatópica fonética, já que fonética significa “aquilo que diz respeito aos sons da fala. A diferença, porém, pode não ser de som, mas sim de vocabulário, ou seja, de palavras diferentes emsua estrutura.

Exemplos: No Estado do Paraná “bombom” tem sentido de “doce de chocolate”, em Porto Velho, Rondônia, tem sentido de “bala”, ou seja, “pequena pelota de açúcar solidificada, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!