Comunicação e linguagem

Páginas: 4 (944 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar três textos da Redação Comercial, a ata, a carta e o memorando, analisando, descrevendo a estrutura de cada um deles, exemplificando ecomparando-os.
Escolhi falar sobre a ata, a carta e o memorando porque eles possuem estruturas semelhantes:
A ata é o registro escrito do que se passa ou do que se passou numa reunião, assembléia ouconvenção. Seus elementos básicos são dia, mês, ano, hora e local da reunião; relação e identificação dos presentes; pauta e fecho.
A carta é o documento empregado como meio de comunicação formal entre duasempresas, ou uma empresa e uma pessoa (ou vice-versa). Seus elementos básicos são cabeçalho, localidade e data; forma de tratamento adequado; destinatário; texto; fecho e assinatura.
O memorando é odocumento utilizado para fazer a comunicação interna dos órgãos. Seus elementos básicos são cabeçalho, localidade e data; nome do documento, sigla, número e ano; texto; fecho e assinatura.ANÁLISES
Ata é todo aquele documento que registra; lavra o assunto da reunião.
As atas são escritas em livro especial, cujas páginas são numeradas e rubricadas. É sempre feita em parágrafoúnico, embora nela se trate de assuntos diferentes.
Não se admitem rasuras ou riscos. Em caso de engano usam-se as expressões corretivas, ”aliás”, “digo” e, logo a seguir, deve-se escrever a palavracerta.
A ata compõe-se de:
1. Início – coloca-se o número da ata, a natureza da reunião, hora, dia, mês e ano escritos por extenso, relação e identificação das pessoas presentes
2. Desenvolvimento– ordem do dia ou pauta e de forma ordenada se resume todos os fatos e decisões da reunião
3. Conclusão – encerramento, fecho da ata, de forma padronizada.
A seguir apresento um exemplo.
Ata da 6ªreunião de diretores, realizada aos quinze dias de maio de mil novecentos e noventa e nove, às vinte horas, na sede da Indústria Farmacêutica S/A, quilômetro vinte da Raposo Tavares, São Paulo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!