Comunicação e linguagem

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
INTRODUÇÃO
O texto administrativo é um texto formal, que deve ser escrito com correção gramatical, com clareza e objetividade, sem recurso a expressões de significado ambíguo e, de uma forma geral, sem mais palavras do que as estritamente necessárias. Existem vários tipos de textos administrativos, porém, há uma estrutura própria que é preciso conhecer quando se almeja elaborá-los. Um textoadministrativo está longe de ser um mero conjunto aleatório de elementos isolados, mas, sim, deve apresentar-se como uma totalidade semântica, em que os componentes estabelecem, entre si, relações de significação.
Pretende-se, com os conceitos de coerência e coesão, mostrar o papel e a importância de cada um desses mecanismos não só para a leitura e a compreensão de textos como também para suaprodução. A coerência e coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Pode-se encontrar textualidade em textos que não apresentam recursos coesivos, em contrapartida a coesão não é suficiente para que um texto tenha textualidade. Ao analisar esses mecanismos, mostram-se, por meio de exemplos, as formas em que podem ocorrer. Ao mesmo tempo, procura-se fazer com que os usuáriossaibam empregar adequadamente cada mecanismo não só para depreender o sentido de um texto como para produzir textos com sentido, estabelecendo uma continuidade entre as partes, de modo a instaurar entre elas uma coerência.

ANÁLISE DOS TEXTOS:

PROCURAÇÃO
É um documento em que uma pessoa passa a outra autorização para tratar o agir em seu nome, só terá validade legal se a assinatura vier comfirma reconhecida.

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).
Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional à (informar oendereço), na cidade de (informar com sigla do estado).
Poderes: Plenos poderes para representar o outorgante junto ao (especificar o órgão onde a procuração será utilizada, se for o caso), para prática de todos os atos necessários para (descreva a finalidade da procuração), cessando os poderes dessa procuração em (data em que a procuração perde a validade).•.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).(nome do outorgante - assinar acima).

Todo texto administrativo deve estar de acordo com as regras gramaticais, e é de muita importância que o texto seja coeso e coerente. A coesão normalmente é feita por conjunções ligando termos, ou períodos, estabelecendo entre eles uma relação de sentido. No modelo de procuração temos um exemplo de coesão, que liga o CPF com o número de RG a conjunçãoaditiva (e).Entre os termos residente e domiciliado temos uma conjunção aditiva(e).A palavra (onde) atua como pronome relativo e é uma coesão referencial,(dessa)é uma contração de preposição mais pronome demonstrativo e é uma coesão referencial.(em que ) é pronome relativo e é uma coesão referencial.Essa procuração é um texto coeso, pois todo texto coerente deve ser coeso.

CARTA COMERCIAL
As cartascomerciais são bem mais formais do que as cartas particulares. Devem iniciar-se com fórmulas respeitosas – Prezado Senhor, Prezado Senhor Diretor – e encerrar-se com protestos de estima, agradecimentos e saudações formais Atenciosamente, Cordialmente.
O tratamento dado ao destinatário, nos casos de maior formalidade, deve ser o de V.Sa. (Vossa Senhoria) ou V.Sas. (quando no plural). Se osassuntos da carta são múltiplos, pode-se organizá-los em tópicos, indicados por letras maiúsculas. Se a empresa é muito grande, convém indicar o departamento a que se destina a carta, assim como destacar o assunto de que se trata acima da introdução, indicando-o como Ref. (Referência). Exemplo:

Madeireira Olímpia
Rua José Benedito, 110
80000-000 – Curitiba – PR
Curitiba, 16 de junho de 2000...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!