Comunicação e linguagem

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 3 de maio de 2012
IFBA – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Linguagem de Programação "C"

Funções

Vitória da Conquista-Ba
03.2012

Funções na linguagem "C"

Charles Dean Moreira Pires
Paulo Cordeiro Santos
Thomas Jefferson Da Silva Teixeira
Thulio Amorim de Sá
Wadson da Paixão Silva




Este trabalhoapresentado a Instituição IFBA- Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologiada Bahia
do curso Informática-Subsequente sob orientação do
Prof. Fernando Cardeal, como forma de
Avaliação da disciplina de Lógica deProgramação.
Estrutura de um programa em C

Uma particularidade interessante no programa C é seu aspecto modular e funcional, em que o próprio programa principal é umafunção. Esta forma de apresentação da linguagem facilita o desenvolvimento de programas, pois permite o emprego de formas estruturadas e modulares encontradas em outras linguagens.

A estrutura de um programa em C possui os seguintes elementos, sendo que aqueles delimitados por colchetes são opcionais:

[ definições de pré-processamento ]
[ definições de tipo ]
[ declarações de variáveis globais]
[ protótipos de funções ]
[ funções ]

main ( )
{
/* definições de variáveis */
/* corpo da função principal, com declarações de suas variáveis,
seus comandos e funções */
}

Definições de pré-processamento são comandos interpretados pelo compilador, em tempo de compilação, que dizem respeito a operações realizadas pelo compilador para geração de código. Geralmente iniciamcom uma cerquilha (#) e não são comandos da linguagem C, por isso não serão tratados aqui com maiores detalhes.

Ex:

#include <stdio.h> /* comando de pré-processador, utilizado para indicar ao compilador que ele deve ´colar´ as definições do arquivo stdio.h neste arquivo antes de compilá-lo */


Definições de tipos são definições de estruturas ou tipos de dados especiais,introduzidos pelo usuário para facilitar a manipulação de dados pelo programa. Também não serão tratados aqui em maiores detalhes.

Declarações de variáveis globais são feitas quando é necessário utilizar variáveis globais no programa. O conceito de variável global e as vantagens e desvantagens do seu uso dizem respeito à modularização de um programa em C (consultar o material sobre modularização efunções).

Protótipos de funções e funções também dizem respeito a questões de modularização.

main() é a função principal de um programa em C, contendo o código que será inicialmente executado quando o programa em si for executado. Todo programa em C deve conter a função main(), do contrário será gerado um erro durante o processo de geração do programa (mais especificamente, na etapa de ligação).Funções básicas de E/S

Esta seção descreve algumas das funções básicas de E/S, que serão utilizadas inicialmente para prover o programador de um canal de entrada de dados via teclado e um canal de saída de dados via monitor.

3.1 Função printf( ) (biblioteca stdio.h)

A função printf( ) é basicamente utilizada para enviar informações ao monitor, ou seja, imprimir informações. O seuprotótipo é o seguinte:

printf( string de dados e formato, var1, var2,..., varN);

onde string de dados e formato é formada por dados literais a serem exibidos no monitor (por exemplo, um texto qualquer) mais um conjunto opcional de especificadores de formato (indicados pelo símbolo % e um conjunto de caracteres). Estes especificadores determinarão de que forma o conteúdo dos argumentos var1 avarN será exibido.

var1 a varN indicam, por sua vez, os argumentos (variáveis ou constantes) cujos valores serão exibidos no local e no formato determinado pelos especificadores de formato, dentro da string de dados e formato. O número N deve ser igual ao número de especificadores de formato fornecidos.

Especificadores de formato mais utilizados:

%c | caracteres simples (tipo char)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e linguagem
  • Linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem
  • Comunicação e linguagem
  • comunicação e linguagem
  • Comunicação e Linguagem
  • linguagem e comunicação
  • Comunicação e linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!