comunicação e expressao

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR(A): Docentes que atuam na disciplina
CRÉDITOS: 4 UNIDADE/EAD: 1000
HORAS/AULA TOTAIS: 68
ANO/SEM.: 2014/2


ATIVIDADE PRATICA Nº 1




Esta atividade, que pode ser realizada em grupo ou individualmente, consiste em um exercício de estudo sobre o capítulo 1do livro de Comunicação e Expressão disponibilizado na NetAula. Este exercício possibilitará estudo e orientações, juntamente com a leitura de nosso material didático, para a realização do Fórum de Conteúdo 1.


Atividade 1
Leia com atenção o texto Violência (disponível no Anexo 1) e realize as atividades a seguir.
1 – Por que, segundo o autor, a reação das pessoas, diante do aumento daviolência, é instintiva e nada racional?
2 – Quais os efeitos, segundo o texto, exercidos pela cadeia no cidadão?
3 – Por que o autor afirma que a cadeia é uma universidade às avessas?
4 – Qual a intenção do autor desse texto?

Atividade 2
Leia o texto A delicada situação do sistema carcerário brasileiro (disponível no Anexo 2) e apresente alternativas para melhorar o sistema prisional no Brasil.Você poderá trabalhar em grupo. Nesse caso:
1 - Depois de responder as questões da atividade 1, socialize suas respostas com os demais colegas.
2- Cada aluno do grupo deve propor uma alternativa para melhorar o sistema prisional.
3- Reúna o grupo e promova uma discussão, buscando as melhores possíveis soluções.
4 – O grupo deve redigir um relato final com as respostas.

Essa produção vaiprepará-lo para responder o Fórum de Conteúdo 1 na Netaula.

Para o próximo encontro: realizar a leitura dos capítulos 1 ao 4.

ANEXOS

ANEXO 1

Violência

Toda vez que a violência aumenta, as pessoas tendem a clamar por medidas punitivas mais rigorosas para os transgressores das leis. Pedem a pena de morte para os mais perigosos e cadeia para todos quantos saiam do trilho daconduta determinada pela legislação em vigor. Essa é uma reação instintiva e nada racional. Ninguém ignora que hoje, no Brasil, a prisão não regenera nem ressocializa as pessoas que são privadas da liberdade por terem cometido algum tipo de crime. Ao contrário, é de conhecimento geral que a cadeia perverte, corrompe, deforma, avilta e embrutece. É uma fábrica de reincidência, é uma universidade àsavessas, onde se diploma o profissional do crime. A prisão, essa monstruosa opção, perpetua-se ante a insensibilidade da maioria como uma forma ancestral de castigo. Positivamente, jamais se viu alguém sair
de um cárcere melhor do que quando entrou. Os egressos do cárcere estão sujeitos a uma outra terrível condenação: o desemprego. Pior que tudo, são atirados a uma obrigatória marginalização. Oex-condenado só tem uma saída: incorporar-se ao crime organizado. A sociedade que os enclausurou sob o motivo hipócrita de reinseri-los em seu seio, os repudia. (SILVA, Evandro Lins. Veja, 22.04.91, p. 90)



ANEXO 2
A situação delicada do sistema carcerário brasileiro

Nos últimos meses a sociedade brasileira tem acompanhado com atenção os episódios de violência no interior dospresídios maranhenses.Ainda que violência, homicídios e toda sorte de crimes sejam comuns na maioria dos presídios brasileiros, o estado do Maranhão tem sido pródigo em produzir exemplos que chocam pela brutalidade, como as decapitações efetivadas por presos de facções rivais que foram filmadas com aparelhos celulares dos próprios presos.
Mas engana-se quem pensa que essa situação carcerária éexclusividade do Maranhão, pois esse é o retrato do sistema carcerário brasileiro, salvo raríssimas exceções.
Segundo estatísticas do ICPS (Centro Internacional para Estudos Prisionais) referentes ao ano de 2013, a população carcerária brasileira é de 548 mil presos, num universo de 190 milhões de pessoas, números que chegam ao resultado de 274 presos para cada 100 mil habitantes, o que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • comunicacao e expressao
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!