Comunicação e expressão

Páginas: 19 (4519 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2011
TRANSDUÇÃO SENSORIAL E OS POTENCIAIS DOS RECEPTORES
Transdução sensorial é o processo pelo qual o estímulo do ambiente (Luz, compostos químicos) ativo um receptor e é convertido em energia elétrica.
Campos Receptivos: Define a área do corpo que, quando estimulada, produz alteração da frequência da descarga de um neurônio sensorial. Os campos receptivos variam de tamanho. Quanto menor for ocampo receptivo, mais precisamente será localizada, ou identificada, a sensação.
/index.php?option=com_content&view=article&id=174&Itemid=90[->0]

Sistema Nervoso - Vias da dor
A dor é reconhecida como uma experiência emocional complexa que, em oposição às demais formas de sensação (que em geral são neutras do ponto de vista afetivo), apresentam sempre um caráter aversivo, desagradável eintenso componente afetivo de sofrimento que constitui sua característica fundamental. Assim, ela não é uma sensação única produzida por um estímulo específico. A extraordinária plasticidade da dor humana sugere que mecanismos neurais devem existir para modular a transmissão na via primária da dor ou modificar a reação emocional do organismo à dor.
No Sistema Nervoso os dois tipos de atividademoduladora ocorrem. A dor pode ser alterada por drogas, acupuntura e cirurgia, mas também pode ser alterada pelo trabalho de parto, medo do dentista, estresse, hipnose e muitas outras formas de estimulação e rituais.
A dor afeta pelo menos 30 % dos indivíduos durante algum momento da sua vida e, em 10 a 40% deles, tem duração superior a um dia. Constitui a causa principal de sofrimento, incapacitaçãopara o trabalho e ocasiona graves conseqüências psicossociais e econômicas. Muitos dias de trabalho podem ser perdidos por aproximadamente 40% dos indivíduos. Não existem dados estatísticos oficiais sobre a dor no Brasil, mas a sua ocorrência tem aumentado substancialmente nos últimos anos. A incidência da dor crônica no mundo oscila entre 7 e 40% da população e, como conseqüência da mesma, cerca de50 a 60% dos que sofrem dela ficam parcial ou totalmente incapacitados, de maneira transitória ou permanente, comprometendo de modo significativo a qualidade de vida.
ORIGENS DA SENSIBILIDADE DOLOROSA
1. Na pele há dois tipos de sensações dolorosas que se originam da pele:
• Dor rápida (em agulhada) mediada por fibras aferentes primárias mielínicas do tipo Aγ, é bem localizada quanto àintensidade e a natureza do estimulo, são provocadas por estímulos intensos de pressão e calor;
• Dor lenta (difusa e em queimação) mediada fibras aferentes primárias amielinicos do tipo C de difícil localização e caracterização quanto a sua natureza e geralmente decorrente de lesões teciduais (queimaduras, inflamações).
2. Nos tecidos profundos são mediadas por fibras do tipo C, igualmentedifusas e lentas (câimbras musculares);
3. Nas vísceras são mediadas por fibras do tipo C, igualmente difusas e lentas (cólicas).
Os nociceptores da dor rápida respondem com limiares elevados aos estímulos de pressão e calor intenso. A sensação desaparece com a remoção do estímulo, sem efeitos residuais. A dor lenta está sempre acompanhada lesão tecidual e persiste após a remoção do estímulo que ocausou. Geralmente é acompanhada de reações autonômicas e emocionais.
RECEPTORES DE DOR
Os receptores de dor são teminações nervosas livres. Da mesma forma que outros neurônios envolvidos na sensação somática, os corpos celulares dos neurônios aferentes primários estão localizados nos gânglios da raiz dorsal. Alguns desses corpos celulares dão origem a axônios mielinizados e outros a axôniosamielínicos. Estímulos mecânicos fortes e calor extremo estimulam fibras A delta. A liberação de substâncias químicas no líquido extracelular como resultado de lesão tecidual estimulam fibras C.
A liberação local de um intermediário químico pode explicar a dor em queimação que persiste após a remoção do estímulo térmico ou mecânico. Extratos de tecidos lesados provocam dor intensa quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • comunicacao e expressao
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!