Comunicação e Expressão

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 24 de julho de 2014
Unidade 8

Pergunta 1

Com base nos estudos vistos na unidade, podemos dizer que a intertextualidade auxilia a fazer uma leitura crítica, pois:
Resposta
Resposta Selecionada:
a) possibilita que o leitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto.
Resposta Correta:
a) possibilita que oleitor estabeleça relações durante e após a leitura do texto, realizando melhores conexões de ideias, o que permite uma maior compreensão do texto.
Feedback da resposta:
A intertextualidade permite ao leitor realizar buscas entre o que conhece dentro de um determinado texto, ampliando as conexões entre as informações lidas e sua bagagem cultural.

Pergunta 2

Leia as afirmações.
As resenhasdesempenham papel fundamental para qualquer estudante ou especialista. Elas podem ser úteis ao leitor
PORQUE
Ao misturar informações e opiniões acerca da obra, elas destacam pontos que permitem ao leitor decidir se o texto lhe interessa ou não.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o conteúdo referencial da unidade e a possível relação entre as afirmações.
Resposta
RespostaSelecionada:
a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
Resposta Correta:
a) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
Feedback da resposta:
As resenhas, ao proporem uma análise em que se destacam informações e opiniões sobre dada obra, podem ser úteis aos leitores que, munidos dessas informações, têm critérios para decidir se ela lhes interessaou não.

Pergunta 3

Com base no conteúdo referencial da unidade, podemos definir como inferência:
Resposta
Resposta Selecionada:
a) o processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de um texto.
Resposta Correta:
a) o processo de associação de informações em que o interlocutor coloca em prática durante e após a leitura de umtexto.
Feedback da resposta:
A inferência é um processo que o leitor realiza durante e após a leitura, o sentido que se dá a “materialidade” textual. Nesse momento há a construção de sentido realizada pelo leitor.

Pergunta 4

Ana é professora, levou o quadro abaixo e pediu para que os estudantes fizessem uma leitura crítica da obra. Porém a maioria deles disse que o quadro não tinha sentidonenhum. Assinale a alternativa que seria a mais indicada para que Ana conseguisse uma leitura crítica por parte de seus alunos:

Resposta
Resposta Selecionada:
a) poderia ter explicado o contexto da época, bem como as vertentes estéticas que cercavam o autor quando da produção do quadro, assim como esclarecer questões sobre a vida e a obra do pintor.
Resposta Correta:
a) poderia terexplicado o contexto da época, bem como as vertentes estéticas que cercavam o autor quando da produção do quadro, assim como esclarecer questões sobre a vida e a obra do pintor.
Feedback da resposta:
Para que os alunos talvez pudessem realizar uma melhor análise, seria interessante que a professora explicasse o contexto de produção da obra, bem como a vida e a obra do autor, para que os alunosconseguissem associar melhor o Surrealismo, suas vertentes e por consequência pudessem construir uma interpretação da obra.

Pergunta 5

Leia o trecho da resenha abaixo:
Comovente o livro “O Menino do Pijama Listrado“, de John Boyne. Ele traduz de forma original os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da própria Alemanha. É através do olhar inocente de uma criança que nada sabe sobreconfrontos bélicos e ideologias nazistas que esta história é revelada.
Bruno é um garoto de apenas nove anos que ignora sua realidade; tudo que ele sabe sobre sua repentina partida de Berlim, cidade na qual levava uma vida aconchegante, e sua nova existência próxima a uma cerca que o separa de um universo distinto, é que esta mudança está ligada ao trabalho de seu pai.
Na verdade, o progenitor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • comunicacao e expressao
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e expressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!