Comunicação e Expressão

Páginas: 19 (4602 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO 2
COMUNICAÇÃO INTERNA 3
COMO FAZER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA 5
FAZER O DIAGNÓSTICO INTERNO 5
ORGANIZAR O PLANO DE COMUNICAÇÃO 6
CONHECER AS FERRAMENTAS PARA COMUNICAR COM EFICIÊNCIA 7
COMUNICAÇÃO EXTERNA 9
DESENVOLVIMENTO 11
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EXTERNA 12
IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO 12
A INTERAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃOORGANIZACIONAL COM O AMBIENTE EXTERNO 13
TIPOS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16


INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial tanto a interna como a externa atualmente tem importância vital para as empresas, ela é necessária para que as empresas consigam delinear planos estratégicos para a realização dos objetivos e funcionar tendo uma visão da empresa e mercadocomo um todo é fundamental nas dinâmicas internas e externas contribuindo para mais facilidade na interação e desempenho dos indivíduos.
Ter colaboradores qualificados, motivados e como aliados são requisitos de grande importância na comunicação interna e para que se tenha bons resultados em relação à comunicação externa, a empresa deve criar um laço de confiança com seu público externo e sertransparente, pois uma comunicação transparente e saudável agregará valor ao serviço ou produto da organização.
Este trabalho tem o objetivo de explicar as comunicações internas e externas, o que significam, como são feitas e qual a sua importância para o meio organizacional.


















COMUNICAÇÃO INTERNA

A Comunicação Interna são as interações, os processos detrocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. É responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
A comunicação interna da empresa tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. A interação entre todos oscomponentes que fazem o cotidiano das organizações é a própria essência do fluxo que deve ter essas informações que levam ao saber coletivo, teoricamente, podemos defini-la como uma série de ferramentas utilizadas para promover a interação e a troca de informação entre a empresa e seus funcionários. As ferramentas podem variar de um cartaz parabenizando os aniversariantes do mês à foto do colaborador demaior destaque no período, passando por um programa de tv com o mais alto executivo da instituição transmitido no refeitório da fábrica.
Como em qualquer relação interpessoal a forma tem grande importância, mas o conteúdo é decisivo.
É clichê, todo mundo já sabe, alguns discordam, mas é preciso repetir: a primeira impressão… pode minar as chances de uma nova tentativa. Por indicação você podecomprar um livro com capa esquisita, ouvir o cd de uma banda com nome impronunciável e até ir ao cinema com o amigo excêntrico da sua irmã, mas é preciso uma dose a mais de coragem para encarar tudo isso sem o selo “eu recomendo”.
Não podemos esquecer de um conceito básico: sua informação só será transmitida se existir alguém do outro lado. Sem receptor não há valor para a mensagem. Então, ao criaro layout (seja newsletter, boletim ou cartaz) esteja atento ao tipo de público e reúna argumentos sólidos para defender sua criação junto ao cliente. Neste caso, elaborar um projeto que agrade à diretoria da empresa pode não surtir efeito na prática. O produto para comunicação interna deve gerar empatia no seu público-alvo: os profissionais da entidade. Em suma, a forma deve despertar o desejo deexperimentar o conteúdo, sem precisar de recomendações.
O foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores podem ser decisivos. O bom atendimento pode ‘desarmar’ seu interlocutor e ser fundamental na resolução de um problema. Em alguns casos, sociabilidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • comunicacao e expressao
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!