Comunicação e Expressão UAM Atividade 2

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2015
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos



Observe a imagem.
 
 
Com base na imagem, podemos concluir que




Resposta Selecionada:
a.
O político, em sua apresentação, não acredita em seu próprio discurso; persuadiu as pessoas, porém suas convicções são completamente diferente daquilo que acredita.
Respostas:
a.
O político, em sua apresentação, não acredita em seu próprio discurso; persuadiu as pessoas,porém suas convicções são completamente diferente daquilo que acredita.

b. 
O político pesquisou para apresentar-se diante do público, o que é uma característica básica para o sucesso da apresentação.

c. 
A postura e a vestimenta do político estavam inadequadas à ocasião despertando o desinteresse dos eleitores por sua fala.

d.
Em uma apresentação oral, é importante criar recursos visuais paraauxiliar àqueles que assistem a apresentação. O político não utilizou esse recurso, deixando de persuadir seus eleitores.

e. 
Não houve comunicação, pois o político utilizou uma linguagem incompreensível aos eleitores, que foram embora sem entender seus argumentos.

Feedback da resposta:
O político utiliza-se de um discurso para persuadir os eleitores, porém seu pensamento vai de encontro aosargumentos usados. Podemos notar que seu objetivo foi alcançado, mas não são honestos.





Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos



Observe o anúncio e leia as afirmações abaixo. Em seguida, escolha a alternativa mais adequada, tendo em vista a coerência e coesão textuais:
  




Resposta Selecionada:
d. 
Há coesão, porque o termo “laranja” é retomado pelo pronome “eu” dentro do texto, o que garante aarticulação entre as partes do texto.
Respostas:
a. 
Há coesão, porque o texto faz sentido. A presença da estrutura jornalística no anúncio do Hortifruti garante a coesão textual.

b. 
Não há coesão, nem coerência, pois o texto é muito curto e não é possível compreender as reais intenções de sua mensagem.



c. 
O texto acima não apresenta coesão, pois imita características de uma manchetejornalística, o que torna a mensagem pouco compreensível.

d. 
Há coesão, porque o termo “laranja” é retomado pelo pronome “eu” dentro do texto, o que garante a articulação entre as partes do texto.

e. 
Não é possível observar a coesão do texto, porque não conseguimos determinar o significado da palavra ‘aqui’ neste contexto.

Feedback da resposta:
Há coesão, porque o termo “laranja” é retomado pelo pronome“eu” dentro do texto, o que garante sua coesão referencial. A coesão não está ligada ao fato de um texto imitar outro, retomando sua estrutura, o que não se relaciona com a coesão. O fato de um texto ser curto não é critério para analisarmos sua coesão ou coerência. A coesão não deve ser pensada por critérios apenas de formação de sentido, o que está mais ligado à coerência. É possível determinarque o termo “aqui” é a marca “Hortifruti”.





Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos



O tópico-frasal pode ser definido como:





Resposta Selecionada:
e. 
Período que apresenta a ideia central,  que organiza o desenvolvimento do  parágrafo.
Respostas:
a. 
Mecanismo de ligações intra e interfrásicas, que fazem do enunciado um texto. 

b. 
Recurso utilizado como ferramenta de persuasão do leitor, demaneira  a convencê-lo de determinado ponto de vista.

c. 
A “prateleira” do texto, e, por meio dela,  se obtém uma melhor organização dos conteúdos a serem apresentados no texto. 

d. 
Elemento que articula as partes do texto de maneira harmoniosa,  de acordo com a situação comunicativa em que foi produzido.

e. 
Período que apresenta a ideia central,  que organiza o desenvolvimento do  parágrafo.Feedback da resposta:
De acordo com Figueiredo, tópico-frasal pode ser definido como o período que “governa”, orienta os demais parágrafos, a ideia principal se apresenta no tópico frasal onde dele se originam as demais ideias que compõe o período.





Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos



Observe a tirinha:

A importância do uso de recursos visuais em uma apresentação pode ser comprometida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UAM
  • Comunicacao e expressao UAM atv 2
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ATIVIDADE 2
  • comunicação e expressao atividade 2
  • ATIVIDADE 2 Comunicação e Expressão
  • Atividade 2 Comunicação e Expressão
  • Comunicação e expressão UAM
  • Comunicação e Expressão 8 uam

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!