Comunicação e expressão na educação.

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
A escola é o fruto do meio assim como o meio é consequência dela. A relação entre a Escola e Sociedade é alvo de uma transformação contínua que influencia os modelos vigentes de educação.

Trabalhar a escola é inserir a comunicação da expressão aos seus alunos. O professor deve começar por uma avaliação para levar seus alunos a conhecerem seus diversos tipos de textos.

A formação daconsciência será determinada pelas seleções textuais informativas entendidas como:

• A construção do conhecimento ao aluno
• Mudança de comportamento e organização de estímulos
• A importância da realidade produzida com criatividade

A instituição escolar deixou de ser apenas um espaço onde se ensina para assumir um papel de agência educadora. A mudança conceitual as tarefas não estão maiscentradas apenas em de aula mas na informação além do que o livro didático procura transmitir.

Hoje trabalhamos a comunicação em sala de aula como meio de se resgatar o interesse do aluno, para um desenvolvimento da aprendizagem centrada. O aluno enfrenta hoje uma mudança muito grande. Os meios de comunicação busca favorecer informações centradas no cotidiano, porém se a base da estruturaeducacional não estiver acompanhando, toda essa comunicação foge das perspectivas do interesse nasala de aula. O professor busca inovar trazer para temas interessantes que desperte no aluno a vontade de se integrar com disciplina trabalhada.

Para Vygotsky, pensador russo, contemporâneo de Piaget, dedicou-se entre outros temas, os estudos sobre a origem cultural das funções do ser humano.

Sua teorianão é pedagógica, mas traz um estudo de uma nova pedagogia. A função psicológica especificamente humanas se originam nas relações do individuo e no seu contexto cultural e social, que interniza os modos historicamente destinados e culturalmente organizados de operar com informação por meio de mediação simbólicas, isto é, sistema de representação da realidade, destacando em especial a linguagem.Vygotsky considera, portanto, a cultura como parte constituída da natureza humana e propõe que se estude as mudanças que ocorrem no desenvolvimento mental a parti da inserção do sujeito num determinado contexto cultural, na sua interação com os membros de seu grupo e sua praticas sociais . Analisando a teoria supra citada leva-se a entender que situações opostas comportamentais em alunosdisperso são fatos próprios de cultura de cada um.

As analises de mundo simbólico e o eixo básico dos estudos começa a deslocar-se dos indivíduos para os grupos sociais nas quais estão integradas.

A escola ao pretender ensinar deve levar em conta o que o aluno traz consigo, a sua experiência pessoal adquirida no seu grupo social. A experiência do saber procura retratar objetos trabalhados dentrodos textos comunicativos para uma expressão de ideias claras inovadoras.

A conversa, no entanto não basta para o educador determinar em relação a leitura e escrita , mas para informar. Os textos específicos precisam seguir alguns critérios como:

• Trabalhar dentro da realidade dos seus alunos, as com perspectivas de informação do mundo em eu esta inserido;

• Despertar no aluno o interessepelo raciocínio lógico a parti do que se ler ;

• Criar hábitos de comunicar-se e expressar-se;

• Formar a criticidade e confiança;

• Conhecer as possibilidades o grupo;

• Buscar para o meio dos letrados a qualificação pelo conhecimento compreendido pela leitura dos textos escritos;

O professor precisa analisar com sinceridade as causas pelos quais seus alunos não aprendem.Efetivamente cada um de nós sempre busca conhecer com maior ou menor profundidade o mundo eu nos cerca, e normalmente de forma oral os nossos conhecimentos e experiência; contudo, muitas vezes, o fazemos por escrito ou por meio dos mais variados sinais e códigos que temos à nossa disposição.

De uma maneira ou de outra o conhecimento e a riqueza histórica constrói fundamental comunicação e expressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação e Expressão
  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • Comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • comunicacao e expressao
  • Comunicação e expressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!