Comunicação e comportamento organizacional

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo falar um pouco das abordagens educacionais que são importantes para o entendimento de comportamento organizacional. Serão identificados os autores de cada teoria e será feito um breve resumo crítico de cada abordagem.
Esse estudo possibilitará uma melhor compreensão, com embasamento teórico, do comportamento de organizações, sejam elas públicas ouprivadas.
Com base em nosso PLT que tem por título Comunicação e Comportamento Organizacional, será explorado o Hexagrama, formado por seis teorias e seus respectivos autores, sendo estas: Educação e Conhecimento Útil (Alfred North Whitehead), Inteligências Múltiplas (Woward Gardner), Educação Crítica (Paulo Freire), Aprendizagem Organizacional (Peter Senge), Inteligência Emocional (Daniel Goleman)e Maiêutica (Sócrates).
Vejamos a seguir um pouco desses autores e suas teorias.












# COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é todo e qualquer comportamento/atitude que o indivíduo possui dentro da organização, visto que a organização nada mais é do que as pessoas que nelas operam. Então para se ter um ambiente de trabalho saudável e bem sucedido,precisa que seus componentes estão se sentindo felizes fazendo o que fazem.
# A EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
“A educação é a aquisição da arte da utilização do conhecimento.”
Whitehead afirmava que esta arte é algo difícil de comunicar. Sempre que um texto de real valor é escrito, dizia ele, podemos ter certeza que algum revisor irá dizer que é muito difícil de ensinar a partir domesmo. Continuava ele, textualmente: “É claro que será difícil! Se fosse fácil, o livro deveria ser queimado...”.
Whitehead, nos mostra que adquirir conhecimento não é uma tarefa fácil, mas de uma riqueza inexorável. As melhores coisas nunca são muito fáceis, mas a meu ver, isso dá a graça, os sacrifícios sempre valem a pena e dão um valor maior ao final de tudo. Como já dizia o ditado “tudo que vemfácil, vai fácil”. Precisamos dar valor ao que realmente importa, nesse caso, o conhecimento.
# INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, baseia-se em três proposições básicas. A primeira diz que “as pessoas não são iguais”. A segunda seria um resultado da primeira, onde diz que: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças sãolevadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas.
E a terceira relata que, no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência. No nível prático, isso significa dizer que uma abordagem educacional unidimensional só poderá atingir, com eficácia, um pequeno percentual de alunos.
Gardner definia inteligência como “a habilidade de resolverproblemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais”. Passados algumas décadas ele redefine seu conceito, um pouco mais refinado, define “a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura”.
A importância desse novo conceito ampliadoestá no fato de que agora as inteligências não são coisas que possam ser vistas ou contadas, mas que elas são potenciais – presumivelmente neurais – que podem ou não serem ativados, dependendo dos valores de determinada cultura.
Fica claro que não existe uma pessoa mais inteligente que outra, somos diferentes um dos outros, temos aptidões diferentes uma das outras, nada me impede de aprender umanova função, mas posso ser melhor em uma coisa do que outra. Um funcionário/colaborador poder aprender a exercer diversas funções, porém ele sempre terá mais conhecimento em uma, caso contrário não existiriam divisões de funções.
# PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA
O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência crítica. Ele rejeita os métodos tradicionais de educação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps comunicação e comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional e comunicação
  • Comunicação comportamento organizacional
  • Comunicação e comportamento organizacional
  • Robbins- comunicação comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional
  • Comunicacao e comportamento organizacional
  • Comportamento organizacional e comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!