comunicação visual...

Páginas: 8 (1798 palavras) Publicado: 28 de junho de 2014


República de Angola
Ministério da educação
Complexo escolar girassol






Grupo nº
Classe: 9
Turma: A
Sala: 4 DOCENTE
___________________________

Nzuzi Tomas
INTEGRANTES DO GRUPO
Nome dosintegrantes

Airton pontes
3
Bilami quiala
7
Chelsea nahddyne
10
Chimela paka
11
Emanuela Manuel
20
Fernando nimbu
23


INTRODUÇÃO
Neste tema iremos abordar sobre a Comunicação Visual sabendo que  é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como signos,  imagens,  desenhos,  gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicaçãovisual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou actuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.


























COMUNICAÇÃO VISUAL


Comunicar é informar, transmitir uma mensagem. Comunicação Visual é transmitir essa mesma mensagem mas através da imagem.
 Comunicação é o meio fundamental de ligaçãoentre as pessoas. Por exemplo para conseguirmos saber o que se passa no mundo, podemos ler jornais, ver televisão ir ao cinema ou ligar à Internet. Mas para que haja comunicação e esta se estabeleça tem de haver sempre um emissor o meio de comunicação o meio de comunicação que é o canal (que leva a mensagem) e um ou vários receptores.
 À nossa volta há toda uma infinidade de imagens quecomunicam, tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo transmitindo-nos uma informação, mas o importante é estarmos disponíveis para sermos capazes de receber e entender essa mensagem.
 Sabe-se que o Homem comunicou desde sempre das mais variadas maneiras, através da fala, da escrita, da expressão corporal, dos sons, dos sinais visuais. Daí podermos falar na comunicação verbal e não verbal. Alinguagem é um dos códigos da comunicação verbal mais eficazes, mas não tem um carácter universal, pois cada povo tem a sua própria língua. No entanto determinadas representações gráficas interpretadas e compreendidas de igual forma pelos diferentes povos, temos como exemplo os sinais de trânsito. Isto é um exemplo de comunicação não verbal  e estamos perante a comunicação visual.

Já naPré-História esta surge na pintura rupestre e nas estatuetas trabalhadas em osso, argila ou pedra, representando os animais que o Homem queria caçar, assim como desenhar o animal o ia ajudar na caçada.

 A Comunicação Visual abrange campos muito diferentes como a pintura, o desenho, a fotografia, o cinema, a televisão e a internet, mas cada qual com as suas regras próprias, podemos concluir que a imagem éuma grande forma de comunicação.
 Com a Comunicação Visual nós transmitimos ou comunicamos o nosso pensamento através de uma linguagem gráfica a que se dá o nome de signos visuais, que são os instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir a sua mensagem. Tudo isto é aplicado nos diferentes meios de Comunicação Visual que nós conhecemos e trabalhamos com os nossos alunos, sãoexemplo disso o Cartaz, cujas  suas funções são a informativa e a apelativa. Muito antes da descoberta da imprensa os cartazes manuscritos e depois em 1480 (sec. XV) surgem o cartaz impresso, sendo no Sec. XIX  que se dá o seu maior desenvolvimento com o resultado dos novos processos de impressão. Passou de ser apenas para «anunciar» produtos comerciais e industriais, passando a ser utilizado comomeio de divulgação cultural e de assuntos de carácter Social e Político.
 Na elaboração de um Cartaz existem um conjunto de regras que se têm de ter em conta, sintetizando, um bom cartaz deve atrair o olhar do observador e imediatamente, transmitir-lhe a ideia desenhada através de uma relação perfeita entre o texto e a imagem, daí que esta deve ser sugestiva e o texto curto e claro.
 A Banda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMUNICAÇÃO VISUAL
  • Comunicação visual
  • comunicacao visual
  • Comunicação visual
  • Comunicação visual
  • O que é Comunicação Visual?
  • Comunicação Visual
  • Comunicação visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!