Comunicação - sociologia aplicada a adm - 1ºsem

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
10.3.3 Comunicação
O domínio humano é simbólico, exigindo, portanto, na transmissão das ideias, a utilização de códigos adequados e de domínio comum. Os participantes de um grupo estável devem dominar os códigos para neles se integrarem.
O esquema sistêmico da comunicação compreende o transmissor, a mensagem e o receptor. O transmissor converte a ideia numa mensagem pelo processo decodificação. O receptor decodifica a mensagem, reconvertendo-a na ideia. Se o código utilizado na mensagem não integrar o repertório do receptor, haverá apenas ruído, não comunicação.
Os contatos, no grupo estável, possibilitam a ampliação do repertório de códigos pela redução aos termos conhecidos.
A socialização - aprendizagem, educação - pauta-se pela comunicação, ou seja, pelo enriquecimento de ideias epela ampliação do repertório.
Da parte do transmissor é necessário ter claras as ideias que pretende converter em mensagem e buscar no repertório os códigos adequados.
O sistema simbólico de comunicação possui uma base arbitrária no elaborar dos códigos. No entanto, considerando que fomos socializados em determinada cultura, encontramos o complexo linguístico já estruturado. A dinâmicasociocultural responde pelas mudanças do repertório: afluxo de novos códigos, transformação do significado de uns e ainda abandono de outros. Por sua vez, as derivações promovem alterações do significado original, sendo um dos fatores de transformação de códigos. Se essas derivações provêm de moda, não apenas altera-se o significado, mas ainda, a duração efêmera desse fenômeno, faz com que a derivação e ooriginal sejam abandonados.
Da parte do receptor é necessário que o código da mensagem integre-lhe o repertório, para atingir a ideia.
A falta da correspondência entre código e repertório é responsável pelo ruído na comunicação.

Um fato e uma anedota podem ilustrar o ruído na comunicação.

Fato

O fato encontramos num dos sermões do Pe. Antonio Vieira. Por ocasião de uma festa de SãoJosé, fazendo um paralelo entre o santo e José do Egito, Vieira afirma que aquele era equívoco deste. "Equívoco" é um código comum a nós e a Vieira. No entanto, na linguagem corrente, hoje empregamos esse termo como "engano" e não no sentido etimológico de "nome igual" (de equus + vocare equivocaré). Desavisadamente poderíamos decodificar a mensagem de Vieira como sendo um "engano" do outro e não nosentido que ele empregou: "um tinha o mesmo nome do outro".

Anedota
Dois homens, há anos, estavam viajando, sentados lado a lado num trem.
Termício, que estava no assento próximo da janela, espir¬rou.
Seguindo a prática da época, o outro, Genésio, voltou-se para ele proferindo a frase latina:
1. Dominus tecum! (O que significa: "o Senhor esteja conti¬go".)
No entanto, como a expressão nãofazia parte do repertório de Termício, este se limitou a olhar surpreso para Genésio.
Novo espirro, nova saudação, nova surpresa.
Outra vez Termício espirrou e Genésio:
-Dominus tecum!
Aí, Termício, irritado, voltou-se para Genésio e apostrofou:
2. Quer saber de uma coisa? "Dominosteco" é você, "dominosteca" é sua mulher e "dominostequinhos" são todos os seus filhos!
O que caracteriza acomunicação de massa é o uso de repertório restrito para atingir o maior número de receptores. A criação de jargões de fácil assimilação também constitui recurso eficaz. Repete-se o termo ou a frase a propósito de qual¬quer situação e, subliminarmente, difunde-se a mensagem original.
Já na comunicação interindividual, deve-se cuidar de, num primeiro momen¬to, utilizar a redução do repertório, passandoa sua ampliação para atingir os novos membros e socializá-los, bem como levá-los ao nível dos padrões da organização.
Se as mensagens não atingem o objetivo, tornam-se obviamente inócuas. Numa empresa, mensagem não entendida traduz-se por ineficiência nas opera¬ções e, consequentemente, entrave na produção.
Em razão disso, a grande virtude da liderança é saber transmitir mensagens.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia aplicada à adm
  • Resumo sociologia aplicada a adm
  • comunicação aplicada
  • Comunicação aplicada
  • Comunicação aplicada
  • Comunicação Aplicada
  • Comunicação aplicada
  • comunicação aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!