Comunicação social

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Conceito de Organização
Recorrendo ao conceito clássico (ver Escola Clássica), podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, sejaindividualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afectação eficaz de diversos meios erecursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
Desta definição de organização convém reter alguns conceitos fundamentais para a suaadequada compreensão, nomeadamente:
1. Actuação coordenada: para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas actuem com vista a atingir um objectivo comum; é necessário também queessas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas actividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenação e controlo é geralmente efectuada por umlíder mas encontram-se muitas vezes organizações em que estas tarefas são efectuadas por todos os membro em conjunto através, por exemplo, de um órgão colegial.
2. Recursos: representam todos osmeios colocados à disposição da organização e necessários à realização das suas actividades. Neste recursos incluem-se os recursos humanos, os recursos materiais e tecnológicos, os recursos financeiros,a imagem de mercado e credibilidade perante o exterior.
3. Afectação eficaz: os recursos organizacionais descritos no ponto anterior são, por definição, escassos, daí que a sua alocação deva serefectuada eficazmente por forma a que a probabilidade de atingir os objectivos pré-definidos seja a maior possível. É daqui que surge a principal justificação para a necessidade da gestão nasorganizações.
4. Objectivos: Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propósito que justifica toda a actividade desenvolvida ou mesmo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação social
  • Comunicação Social
  • Comunicação Social
  • comunicacao social
  • Comunicação social
  • Comunicação social
  • Comunicação social
  • comunicação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!