Comunicação política e opinião pública

Páginas: 28 (6766 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE

Comunicação Política e Opinião Pública



Grupo: Bruna Gouveia, Brunna Nóbrega, José Murilo e Maria Laura Arrais
Turma: CPRI – 1º período de 2012
Departamento: CFCH
Disciplina: Introdução à Ciência Política
Prof.: Ernani Carvalho

Junho – 2012
Recife – PE

Comunicação Política e Opinião Pública

SumárioIntrodução............................................................................................................1
Meios de Comunicação de Massa: conceito e ascensão....................................2
As Sondagens de Opinião: origem das Pesquisas..............................................8
Casos Práticos...................................................................................................15Conclusão..........................................................................................................21
Bibliografia.........................................................................................................22

Introdução

As várias formas de comunicação têm ganhado cada vez mais um caráter de relevância na vida atual, mais precisamente no século XXI, com o adventoda internet. Associada a essa questão está a comunicação política e a opinião pública. Quando pensamos em política, pensamos também em comunicação, pois toda ação política passa pela comunicação, portanto, podemos considerar que política é comunicação. Seja qual for o sistema político e a organização do Estado, sua legitimidade se fundamenta na capacidade de comunicação. Esta última temcentralidade nos meios de comunicação e mídia, os quais têm o papel fundamental de transmitir e difundir informações.
Dessa maneira, podemos avaliar a relação da imprensa, dos meios de comunicação e da mídia com a política. Quais as funções desempenhadas pela imprensa enquanto principal construtora da comunicação política, e como teve seu advento. Além disso, trataremos sobre o papel da mídiaatravés dos meios de comunicação de massa, considerada atualmente como formadora de opinião, de interpretações, valores e julgamentos de seus receptores.
No entanto, também a abordagem da opinião pública, e as sondagens de opinião, critério utilizado para pesquisas de opinião dos receptores, que tem fundamental importância política de representação eleitoral e a possível influência das sondagenssobre o eleitorado. Desse modo, trataremos detalhadamente sobre os métodos e técnicas utilizadas desde a elaboração da amostra até a realização dos trabalhos de campo. Que papel tais pesquisas exercem na escolha final do eleitor?
Nesse sentido, serão abordadas algumas das questões midiáticas em relação com a comunicação política e a opinião pública em situações práticas vivenciadas pelasociedade brasileira no âmbito de questões político-sociais, além de abordarmos casos de grande repercussão internacional e histórica, tanto da atualidade, como do século passado, porém com equivalente relevância. Dessa forma, observaremos as consequências da presença e da ausência da liberdade no âmbito midiático em diferentes contextos.

Meios de comunicação de massa: conceito e ascensãoMeios de comunicação de massa ou mídias são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens a um grande número de receptores. Nas relações sociais de comunicação, os meios de comunicação de massa mais comuns são os jornais, as revistas, o rádio, a televisão e, o mais recente, a Internet. As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes também se tornaram meios decomunicação de massas, mas artísticos.
O jornal foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem: originário dos documentos informativos dos navegadores do século XVI, esse meio originalmente impresso tomou a forma que tem hoje em 1836, na França; o jornal, hoje, também tem a forma falada (imprensa falada), no rádio, e a forma televisiva (imprensa televisada). Veracidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Opinião publica e a politica no brasil
  • Comunicação Política e Comunicação Pública
  • Opinião Pública e Democracia- Sociologia Comunicação
  • A influência da comunicação o social na opinião pública
  • Comunicação e opinião pública: o caso das eleições presidenciais de 2010
  • Resumo sobre Comunicação Pública, Comunicação Governamental E Comunicação Política
  • opinião publica
  • opiniao publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!