Comunicação Paralela e Serial

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
Comunicação Paralela e Serial
Em 1980, quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC. Já haviam definido que o barramento ISA seria usado para permitir que o IBM PC pudessereceber placas de expansão, isso, pois a comunicação entre eles é realizadas pela troca de pulsos elétricos. Mas ainda faltava algum tipo de porta que permitisse que fossem acopladosperiféricos externos, como a impressora matricial e o mouse, no barramento transmitindo os pulsos elétricos.
Com isso foi criado duas formas de transportar esses pulsos a Transmissão Paralela e aTransmissão Serial.
Transmissão Paralela
A transmissão paralela acontece quando os pulsos elétricos são transportados como em uma rodovia com muitas faixas, um ao lado do outro, ou, como opróprio nome já diz, de forma paralela. Observe a figura abaixo:

Perceba como os pulsos elétricos (representados pelos raios) trafegam um ao lado do outro, como em uma rodovia com váriaspistas.
Transmissão Serial
Já na transmissão serial, as informações são enviadas e recebidas em fila, uma depois da outra, geralmente, em poucas pistas. Observe a figura:

Os pulsossão enviados por poucos caminhos.
Vantagens e desvantagens
O método de transmissão paralelo é o que apresenta melhor capacidade de transferência, já que conta com várias vias para realizar acomunicação. O problema está no momento em que a velocidade dos pulsos elétricos começa a aumentar. Para passar por um fio, um pulso elétrico gera um campo eletromagnético em sua volta, oque pode gerar interferência em outros fios. A forma paralela precisa, portanto, de cabos blindados contra interferência para seu funcionamento adequado, tornando o custo muito elevado emaltas velocidades.
Já na forma serial, a transmissão de dados é mais simples, por ter apenas um canal de comunição, a velocidade passa a ser menor, barateando as transmissões seriais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Porta Serial e Paralela
  • Comunicaçao serial
  • Comunicação Serial
  • Comunicacao serial
  • Comunicação serial
  • Comunicação de dados serial
  • Comunicação serial em sistemas microcontrolados
  • Comunicação serial no PIC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!