Comunicação organizacional

Páginas: 22 (5402 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA GESTÃO DA QUALIDADE

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
JOSÉ RAMOS Aluno n.º16812 20 DEZ 2011

1

1. INTRODUÇÃO

A comunicação organizacional tem uma importância fulcral para o desenvolvimento de quadros de referência comuns a todas as pessoas dentro das diferentes organizações. São estas interacções entre emissores e receptoresque desenvolvem o conhecimento recíproco dos colaboradores, a criação de novos conceitos e o funcionamento cabal das organizações. A actividade da comunicação, num sentido lato, é inerente ao ser humano, para se conhecer a si próprio e interagir com o outro. Mas esta actividade está sempre dependente dos factores culturais, o que acarreta dificuldades e lança desafios, sendo a compreensão dasmensagens o objectivo primordial. Dado o desenvolvimento da tecnologia e o aumento do volume de informação que circula nos meios sociais e organizacionais, houve a necessidade de dissecar este processo vasto que é a Comunicação. Assim, decidi procurar luz neste tema que é a Comunicação Organizacional e perceber as suas origens como princípio científico, retirando o essencial, o que me enriqueceu efez perceber certas atitudes que decorrem do factor comunicação. Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer de uma forma breve o que é a comunicação e como se desenvolve.

2. DEFINIÇÕES DE COMUNICAÇÃO
«Comunicar é o meio pelo qual dois ou mais intervenientes produzem e interpretam significados e, de certa forma, constroem e põem em comum um entendimento recíproco. Nesta medida, a comunicaçãoé um processo complexo, de contornos fluidos e pouco delimitados, já que a troca de significação está subjacente, em maior ou menor dimensão, a todos os fenómenos psicossociais» (FERREIRA et al., 1996, p. 173, citando JESUÍNO, Processos de Liderança, 1987). Entre as funções mais usuais de comunicação podem apontar-se todas aquelas que visam fins pessoais ou sociais: comunicamos para informar eestar informados, para formar e influenciar atitudes e crenças, por simples prazer, para realizar tarefas em grupo, para criar e manter

2

organizações ou para inovar (FERREIRA et al., 1996, p. 173, citando ARNOLD e BOWERS, Handbook of Rhetorical and CommunicationTheory, 1984). Noutra acepção, comunicação é o comportamento intencionalmente produzido com vista a partilhar uma determinadafinalidade (mais ou menos explícita). Esse comportamento intencional é expresso na forma de mensagens (verbais e não verbais) que são transmitidas entre um emissor e um receptor, levando este último a modificar o seu padrão de comportamento em resposta (FERREIRA et al., 1996, p. 176, citando WIGAND, «Communication Network Analysis: History and Overview», 1992).

3. PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS –ANTECEDENTES E CONSEQUENTES
O estudo da comunicação foi iniciado como complemento de outras disciplinas científicas já estabelecidas, como a sociologia, a psicologia e a antropologia, e tem vindo a autonomizar-se como comunicação organizacional. Segundo GOLDHABER e BARNETT a evolução do estudo da comunicação pode ser sistematizado de acordo com três fases distintas, às quais acrescentam uma fasepré-cientifica (FERREIRA et al. 1996, p. 173-175, citando GOLDHABER e BARNETT, Handbook of Organisational Communication, 1992).

a) A fase pré-científica A comunicação, desde há largos séculos, tem vindo a ser objecto de reflexão prática e filosófica; a prová-lo uma das obras publicadas mais antigas Preceitos, um manual de comunicação para funcionários administrativos egípcios datado entre 2700 e 2600A.C.

b) A fase de preparação (1900-1940) Entre os anos 20 do séc. XX e o final da II Guerra Mundial, inicia-se o estudo da comunicação nas escolas de Jornalismo e Ciência Política. Destacam-se neste estudo os seguintes autores LASSWELL, BERELSON e LAZARSFELD. Estes últimos destacam-se na literatura sobre comunicação, pela identificação do papel do líder de opinião no processo de formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Organizacional
  • COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicacao organizacional
  • Comunicação Organizacional
  • comunicação organizacional
  • comunicação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!