Comunicação Organizacional

Páginas: 19 (4501 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
KUNSCH, M. M. K. . Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, M.. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006, v. 1, p. 167-190.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João1:1-3).

1 INTRODUÇÃO
O ato de se comunicar é confundido com a própria existência humana, em suas pinturas rupestres dos tambores tribais em sua mais pura essência do homem pré- histórico, nas tribos do Xingu aos confins da África, nas Catilinárias de Cícero e na Era do rádio, presente também na propaganda nazista de Goebbels, e no poder dos tambores nos terreiros nas baterias de escolas desamba. Tudo é comunicação e não passa despercebido.
Marshall McLuhan em seu livro referencial “Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem”, consegue a revolução nos estudos da comunicação humana. Cronologicamente a obra descreve as tecnologias do passado e no presente do autor, mostrando qual a importância dos meios de comunicação em massa afetam a vida do homem que transpôs um mundo lineare cartesiano do início da Revolução Industrial para o salto de um mundo eletrônico.
Todos os meios agem sobre os homens de modo total. Eles são tão penetrantes que suas conseqüências pessoais, política, econômicas, estéticas, psicológicas, morais, éticas e sociais não deixam qualquer fração de nós mesmos atingida, intocada ou inalterada. O meio é a ‘massa-gem’. Toda compreensão das mudançassociais e culturais é impossível sem o conhecimento do modo de atuar dos meios como meio ambiente. (MCLUHAM; FIORE, s/d, p. 54)
Anos mais tarde em seu livro A sociedade em rede, Manuel Castells discorre sobre a quebra de antigos paradigmas de uma sociedade analógica, para o surgimento de uma nova sociedade digital e a Internet “Home-pages, correio eletrônico, fóruns, chats, weblogs,comunidades virtuais, etc., integram o ciberespaço. “Lévy (1999, p.92). Em nosso atual universo com suas redes sociais, cada qual no seu tempo e com suas peculiaridades: do precursor Classmates, passando pelo Orkut e desaguando no Facebook, e que vem nos possibilitando colecionar, organizar e interagir, redefinindo novos sentidos.


2 O PODER DAS PALAVRAS

Na trágica fábula moderna sobre onazismo, o filme “A Onda” se apresenta com outra roupagem e inserida em um colégio de classe média na Alemanha, com personagens e situações cotidianas semelhantes aos jovens desta virada de milênio.
Pode parecer desbotado, mas a fórmula que deu certo com os distantes antepassados destes jovens, e que foi desenvolvida por um cabo austríaco ex-combatente da 1ª Guerra Mundial – Adolf Hitler -continua dando certo, na receita que não se tornou obsoleta, na ideologia da força combinada com a ilusão. Joseph Goebbels como ministro da propaganda nazista da Alemanha de Hitler, rapidamente percebeu a importância da comunicação na propaganda e sua capacidade de persuasão utilizando-se do rádio e livros didáticos e, com muita habilidade, levou o povo alemão a acreditar no regime nazista, que deveriamdurar mil anos, e que em 12 anos levou a Alemanha e a Europa às ruínas. “[...] a propaganda foi pioneira em buscar formas de comunicação mercadológica com o mundo exterior, especialmente com o consumidor”. (KUNSCH, 2006, p. 167-8).
Neste cenário, Baseado em uma história real, o filme "A Onda" nos apresenta fatos concretos de como uma ideologia pode insuflar valores e costumes de pessoasconsideradas normais para o convívio em sociedade. O evento de uma semana de workshops em ciências políticas, o nada ortodoxo, porém carismático entre os alunos o professor: Rainer Wenger, ministrar o curso sobre “Autocracia” muito embora seu desejo fosse de ministrar o curso de “Anarquia”, por sua militância esquerdista em Berlim. No começo da semana o professor faz uma pergunta. “Vocês acham que outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Organizacional
  • COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicacao organizacional
  • Comunicação organizacional
  • comunicação organizacional
  • comunicação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!