Comunicação organizacional

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO










COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL













SÃO BERNARDO
2011

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PÓS-GRADUÇÃO EM ASSESSORIA GERENCIAL






COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL







AERSI CAMPANHA DE PAULA
ANDRÉIA FERREIRA DA LUZ CATTO.
CARLOS
EDNA RIBEIRO DA SILVA
VIVIAN GUMIERI CURTIS
NARCIZA TAMBORINI MARAFON.Prof. Almir Martins Vieira.






SÃO BERNARDO
2011


SUMÁRIO



Introdução 7
7
História da Comunicação 8 8

Conceito de Comunicação Empresarial10
1
Estudos de casos da Gestão Empresarial – Comunicação 14

Conclusão 19
1
Bibliografia 20 1INTRODUÇÃO









HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

A Revolução Industrial foi a grande responsável por consolidar a Comunicação Empresarial, o resultado da conquista pelos agentes de imprensa, a intensificação das campanhas políticas e a utilização de redatores de publicidade pelo empresariado.

Nos Estados Unidos foi onde ocorreram as primeiras ações de Comunicação Empresarial. Ojornalista Ivy Lee, em 1906, montou um escritório de Relações Públicas, que tinha o objetivo de atender as empresas e indústrias em dificuldade comunicacionais.

Um exemplo de sua atuação foi na empresa Pensilvânia Railroad, assessorando-a no acidente de Gap, para minimizar os fatos e afastar repórteres do local, desestimulando-os ao máximo qualquer tipo de cobertura, e fez com que a Railroad saíssedas manchetes sensacionalistas e escandalosas.

Na primeira Guerra Mundial, até os políticos se preocupavam em passar uma boa imagem da sua gestão para seus países.

No Brasil a Comunicação Empresarial tem menos de 25 anos, em 1967 fundavam a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Desde a Grécia antiga, o que chamamos hoje de comunicação era até então chamada deretórica, linguagem utilizada com a finalidade de persuadir os ouvintes (receptores) a fazer algo. Para os gregos era algo que muito agradava exercer a prática da arte da retórica. Aristóteles e Platão ensinara em Atenas a arte da retórica e é dessa raiz que se definiu o desenvolvimento que chamamos comunicação moderna. Para Aristóteles, a emancipação dessa composição tem três definições: o orador, oassunto em questão e a pessoa com quem se fala (receptor).

Gustavo Gomes de matos faz um intertexto de Genes, 11,1-9, em relato que conta sobre os povos que decidiram construir uma torre de babel, tal construção era em uma arena na Babilônia. Havia milhares de pessoas e elas falavam a mesma língua, ou seja, entendiam umas as outras já que utilizavam uma linguagem única. Vendo aquilo, Deusaproximou-se e desmembrou aquela linguagem única em diversas línguas que no mesmo instante gerou uma imensa confusão devido à falta de entendimento de linguagens desconhecidas. O objetivo de Deus segundo Genes era não permitir que aqueles povos fizessem o que bem entendessem, uma vez que por meio da linguagem facilitava-se a comunicação de todos. A partir de então, surgiram as diversas línguas faladas nomundo inteiro.

Em Comunicação Empresarial de Gustavo Gomes de matos, a comunicação é muito mais complexa que o ato de falar e informar, segundo ele, a comunicação ocorre somente se houver feedback, significa que o emissor enviou a mensagem, ela foi ouvida e interpretada com clareza depois retornou para o emissor como um feedback, resposta a sua comunicação.

Comunicação Empresarial é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Organizacional
  • COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicacao organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação Organizacional
  • comunicação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!