Comunicação organizacional

Páginas: 11 (2654 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Índice
Índice 1
Introdução 2
Caracterização da Empresa 3
Sector da Empresa 3
Organograma 3
Objectivos Organizacionais 4
Valores 5
Missão 5
Visão 5
Síntese Estratégica 5
Caracterização da Comunicação na Empresa 6
Interlocutores na Comunicação Organizacional 6
Auditoria de Diagnostico 7
Pré-Diagnostico 7
Definição de Objectivos 8
Definição de Quadro Conceptual 8Contactos a efectuar 10
Técnicas e Métodos a utilizar 10
Canais, Redes e Fluxos de Comunicação 10
Modelo de Desenvolvimento da Comunicação Interna 10
Nível de Maturidade da Comunicação Interna da Organização 10
Barreiras à Comunicação 10
Planeamento das Mudanças a Implementar 10
Execução das Mudanças 10
Estratégias e Técnicas de Controlo 10
Conclusão 10
Bibliografia 10
Anexos10

Introdução

Caracterização da Empresa
Sector da Empresa
A empresa Desportif é uma empresa nacional do sector comercial, mais propriamente no comércio desportivo, que opera há 10 anos em Portugal sendo o seu capital exclusivamente português. Encontra-se em fase de crescimento e o seu negócio consiste na venda de produtos cosméticos e perfumes de diversas marcas. É constituída por 5 lojaslocalizadas em Lisboa, Porto, Faro, Bragança e Setúbal. A Desportif tem como mais-valia ter recursos humanos com competências para orientação do cliente na escolha do produto mais adequado e proporcionar aos seus clientes produtos de qualidade a preços reduzidos.
Organograma

1. Organograma da Desportif

A Desportif tem uma sua estrutura base a estrutura matricial, que significa que combina aestrutura funcional e a estrutura divisional. Por um lado é baseada na divisão do trabalho e delegação de autoridade e responsabilidade segundo as funções da organização. Por outro lado tem também a divisão de tarefas por sucursais. A administração tem a seu cargo as decisões a nível estratégico. Cada um dos departamentos tem um chefe experiente nas funções dessa área.
A estrutura estásubdividida em quatro departamentos, sendo eles:
* Departamento Comercial: É neste departamento que se encontram inseridos o Director Comercial, 5 gerentes de loja (um responsável pela loja em Lisboa, Porto, pela loja de Bragança, Faro e ainda outro pela de Setúbal). Cada um destes gerentes tem a seu cargo 10 lojistas que desempenham funções na loja que está sob a sua alçada.
* DepartamentoFinanceiro: Este departamento tem um chefe que tem a seu cargo 2 técnicos. Estes encarregam-se da gestão do dinheiro, dos investimentos e do risco financeiro. As relações com os investidores também fazem parte das suas funções.
* Departamento de Recursos Humanos: Tem um chefe que tem sob a sua alçada 2 técnicos que são responsáveis pela gestão do capital humano de toda a organização, desde doinício (recrutamento e selecção) até ao fim (separação) do contrato de trabalho dos colaboradores. Têm como princípio conciliar os interesses dos colaboradores com os da empresa.
* Departamento de Marketing: Este departamento é constituído por um chefe que tem 2 técnicos a seu cargo. Estão responsáveis pela promoção da marca, expandindo a base de clientes e a quota de mercado. Pela criação deOutdoor’s e até mesmo os anúncios televisivos.
* Departamento de Logística: É neste departamento onde fica a responsabilidade de abastecer as lojas com os produtos comercializados, quando existe a necessidade de um produto para uma loja, é comunicada ao departamento de logística que por sua vez, através do sistema de Picking (…), envia os produtos para a respectiva loja. Tem cerca de 50operadores logísticos, “comandados” por 5 supervisores, divididos por secções, sendo estes a chefia.
Objectivos Organizacionais
No que toca aos objectivos de curto prazo:
* Aumentar o número de produtos comercializados em 30%;
* Aumentar a popularidade da marca em 30%.
Relativamente aos objectivos de médio prazo:
* Expandir o mercado abrangido pela marca em 100%, através da criação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Organizacional
  • COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicacao organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação Organizacional
  • comunicação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!