Comunicação organizacional

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2011
Aviso na Sala de Imprensa do Pentágono

Aviso na Sala de Imprensa do Pentágono

"Eu sei que você acha que entendeu o que você pensa que eu disse, mas não estou certo que você tenha percebido que o que você ouviu não é precisamente o que eu quis dizer."

A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". A comunicação presume, destemodo, que algo passe do individual ao colectivo, embora não se esgote nesta noção, uma vez que é possível a um ser humano comunicar consigo mesmo.
Geralmente, o conceito de comunicação aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem. Porém, também se pode aplicar à troca de bens e serviços ou até à troca de um(a) namorado(a) por outro(a). A partilha de experiências, sensações eemoções é, igualmente, acto comunicativo. Uma série de pessoas caladas e imóveis, à noite, à volta de uma fogueira, estão a comunicar, porque estão a partilhar, a tornar comum uma experiência. Vê-se, assim, que informação e comunicação são conceitos diferentes. A comunicação suporta a informação, mas o inverso não é verdadeiro. Isto é, pode haver comunicação sem troca de informação, mas a troca deinformação pressupõe a comunicação.
A comunicação é um processo. Como tal, é dinâmica, evolutiva. Para facilitar o estudo da comunicação, alguns teóricos estabeleceram modelos onde se propõem representar os actos comunicativos que conjecturam a troca de mensagens informativas.
O modelo clássico do processo de comunicação, derivado da Teoria da Informação, mostra o emissor a enviar uma mensagem a umreceptor que possa não apenas percepcionar mas também adquirir a mensagem. Isto prevê que o receptor possua não apenas capacidades que lhe permitam percepcionar a mensagem, mas também que partilhe um código com o emissor, de forma a compreender, atribuir significado e adquiri-la. Esta é veiculada através de um canal, onde pode haver interferências indesejáveis (ruído sobre a mensagem) capazes deprovocar perda de cerca de 50% da ideia inicial. Quando a mensagem não transporta informação nova, ela é redundante para o receptor. O acto comunicativo exposto acontece no âmbito de um determinado contexto e admite uma reacção do receptor (retroacção ou "feedback"), que pode ser, inclusivamente, a não integração ou a rejeição dos conteúdos da mensagem ou da própria mensagem.
Registe-se, também,que o processo de comunicação abrange aspectos como o pensar (envolve 100% da ideia que se pretende transmitir), a transmissão (corresponde a 80% do pensamento, já que não é possível transmitir tudo o que se pensa), o perceber (a outra pessoa só percebe em média 60% do que dizemos) e o interpretar (só interpretamos 50% da mensagem porque não se interpreta da mesma forma, variando a interpretação depessoa para pessoa).
A comunicação é essencial à socialização, à aculturação e à formação-educação do indivíduo. É comunicando (entendendo-se, aqui, a comunicação como uma troca de mensagens e experiências com significado) que uma pessoa adquire consciência de si e dos outros e interioriza os comportamentos, os valores, as normas, os conhecimentos (etc.) e os seus significados na sociedade e nacultura em que se insere. Os processos de produção, reprodução e transmissão sociais e culturais dependem, assim, da comunicação.
Há várias modalidades de comunicação, sendo a comunicação interpessoal um exemplo, que por seu turno, abarca a comunicação nas organizações, entendida a organização como sendo composta por grupos.
Assim sendo, toda a organização possui comunicação organizacional. Noentanto, ela pode ser boa ou má. Para ser boa, ela deve levar em conta um composto de comunicação chamado: comunicação integrada.
“A comunicação integrada presume uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional” (Kunsch, 1986).
Este conjunto de comunicação deve ser harmonioso, apesar das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação Organizacional
  • COMUNICAÇAO ORGANIZACIONAL
  • Comunicação organizacional
  • Comunicacao organizacional
  • Comunicação organizacional
  • Comunicação Organizacional
  • comunicação organizacional
  • comunicação organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!