Comunicação nas organizações

Páginas: 14 (3360 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

GESTÃO EMPRESARIAL – TURMA SALA

COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Taguatinga – DF - 2011

UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

GESTÃO EMPRESARIAL – TURMA SALA

COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

ALUNOS:

Trabalho apresentado para avaliação na disciplinade Recursos Humanos, do curso de Gestão Empresarial, turno noturno, do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, ministrado pela professora Keline Coelho de Medeiros Pereira.

Taguatinga – DF – 2011

Sumário
Introdução 04
1. A comunicação na empresa 05
2. Comunicação eficaz e eficiente 08
3. O processo de comunicação 08
3.1 Objetivos 09
3.2 Emissor 09
3.3Mensagem 09
3.4 Meio 10
3.5 Receptor 10
3.6 Significado 10
3.7 Respostas 11
3.8 Situação 11
3.9 Tempo 11
3.10 Custos 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
Comunicar-se é uma atividade vital na sociedade. Ninguém vive só, isolado do mundo, pelo contrário, todos vivem e convivem uns com os outros, interagem, compartilham experiências einteresses comuns, transmitem cultura de geração à geração e modificam-na também. A transferência de informação pelo locutor e a compreensão pelo ouvinte caracteriza o ato da comunicação e sem esses dois requisitos, transferência e compreensão, não há comunicação.

Transmitir informações e compreendê-las é necessário para sobrevivência humana, e o mesmo vale para as organizações. Nãoimporta a natureza, sejam públicas ou privadas, as organizações estão o tempo todo lidando com informações, que é a matéria-prima de muitos produtos e serviços e sua falta pode trazer prejuízos imensuráveis.

Este trabalho procurará mostrar a importância da comunicação nas organizações, como ocorre a comunicação mostrando os seus principais elementos e tratando de como a comunicação pode serestratégica para a empresa e de que forma ela se inter-relaciona com os demais compostos primordiais para o sucesso da organização.

1. A comunicação na empresa

Pimenta (Pimenta, 2004) caracteriza comunicação empresarial “como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo,assessorial de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisas, endomarketing e marketing.

Cahen (Cahen, 2005), entende que a comunicação empresarial é uma atividade sistêmica de caráter estratégico. Por sistêmico entende como permanente, ou seja, atividade constante, não sendo apenas para resolver problemas imediatos. Também não deve depender das ações individuais, mas deve estarconectada a sistemas implantados e precisa estar relacionada com os altos escalões da empresa. Por isso é estratégica. Se ela estiver subordinada a escalões mais baixos, não poderá dar sua contribuição à estratégia global da empresa. Terá uma função tática, de execução de tarefas, de solução dos problemas, função meramente operacional.

A comunicação está ligada aos mais altos escalões daempresa e que tem por objetivos: criar, (onde ainda não existir ou for neutra), manter (onde já existe), ou, ainda, mudar para favorável (onde for negativa) a imagem da empresa junto aos seus públicos prioritários”. (Cahem, 2005)

Entre os objetivos da comunicação empresarial, Cahen (2005, p. 113) salienta:

Conscientizar a opinião pública de que a empresa é excelente “cidadã”tanto do país quanto da comunidade em que atua e envida todos os esforços para contribuir para a obtenção do bem-estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos; do desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento cultural, da saúde física e mental, da proteção do meio ambiente. Do ponto de vista administrativo, adota a transparência para com seus acionistas e funcionários;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação nas Organizações
  • COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
  • Comunicação nas organizações
  • A comunicação nas organizações
  • Comunicação nas Organizações
  • Comunicação nas organizações
  • Comunicação nas organizações
  • COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!