Comunicação na velhice

Páginas: 12 (2794 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Comunicação na velhice - subsídios da literatura (estudo piloto)*
Communication in old age - literature support (pilot study)

Maria Manuela Rino MendesI; Fabrícia Cristina Cotrin LoroII
IProfa . Dra . do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - EERP/ USP - Orientadora
IIEstudante de Graduação do 7o Semestre - EERP/ USP, bolsista PIBIC/CNPq e voluntária do PET/SESU Escola deEnfermagem de Ribeirão Preto-USP Av. Bandeirantes 3.900 - Monte Alegre - CEP 14.040-902 - Ribeirão Preto - SP

________________________________________
RESUMO
O objetivo deste estudo (piloto) é aplicar o modelo de análise integrativa da literatura, segundo Ganong, orientado pela indagação "como é compreendida a comunicação dos idosos". A definição da amostra para análise representa 30,7% das131 pesquisas selecionadas, conforme critérios de inclusão, firmadas pelas palavras chave comunicação e envelhecimento, identificadas no Medline, Cinahl, Lilacs e Dedalus, durante 1994-2000. Os resultados apontam análises descritivas da literatura e empírica com idosos, sobre as barreiras na comunicação entre enfermeiras e idosos cirúrgicos; as implicações funcionais e emotivas na comunicação deidosos com perdas visuais e importância de serviços de apoio, além da auto-percepção de idosos sobre o envelhecer, papéis do idoso e relações com a família. O piloto confirma a viabilidade da "análise integrativa" conforme roteiro adaptado para o estudo.
Palavras-chave: comunicação, interação, idoso, envelhecimento
________________________________________



Introdução
O interesse eminvestigar os idosos vem se intensificando entre os cientistas norte-americanos, inclusive nos enfermeiros, nas últimas décadas. O grande estímulo para isso tem sido o crescimento rápido da população idosa em relação a outros segmentos etários e, em específico, o de pessoas com 85 anos ou mais, que caracteriza o movimento de transição demográfica (PRIMONO, 1995 p.102).
Contudo, no Brasil a produçãocientífica sobre o assunto ainda é escassa, fato esse constatado com o pequeno número de pesquisadores interessados e pouca publicação de artigos publicados nas revistas brasileiras na área de saúde coletiva (VERAS; ALVES, 1995 p. 320).
Em 1998, de acordo com as estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), havia 66 milhões de pessoas com 80 anos ou mais no planeta. Há estimativas de que estenúmero deverá crescer mais de seis vezes até 2050, quando as projeções indicam cerca de 370 milhões de pessoas, sendo que destas, a população com 80 anos ou mais ainda constitui uma pequena parcela, 1,1% da população mundial. Ilustrando, enquanto a população total, entre 1970 e 1998, aumentou cerca de 60%, o número de velhos ultrapassou o dobro, passando de 26,7 para 66 milhões, representando 14%(A Revolução da Longevidade, 2000).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 1991), mostra que a população brasileira apresentou menor índice de crescimento nos anos 90, ou seja,1,38% em relação a 1,93% evidenciado entre 1981 e 1991. Nos últimos seis anos, a taxa de fecundidade no país caiu para 2,3 filhos por mulher em idade reprodutiva (15 a 49 anos), sendo que nos anos 80 esteíndice foi 4,3. Os dados mostram progressão do envelhecimento da população e queda do crescimento populacional, sendo que a porcentagem de idosos com mais de 65 anos passou de 4,01% para 5,37%, no período de 1980 a 1999. Estes dados alertam a necessidade de revisão da política social, de modo a incluir essa parcela populacional.
Com o crescimento da população idosa, muitas questões vêm motivandodebates e estudos, de forma a contribuir na elaboração de políticas e intervenções na realidade. Uma delas é a comunicação humana, que neste final de século vem passando por grandes inovações, com os avanços da cibernética e tecnologia das informatizações.
Os seres vivos expressam a necessidade instintiva de se comunicar, refletem a sua natureza físico-social, quer seja no entorno, quer em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • velhice
  • Velhice
  • Velhice
  • A velhice
  • a velhice
  • velhice
  • Velhice
  • Velhice

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!