Comunicação na administração pública federal – a imagem dos poderes executivo, legislativo e judiciário

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO ................................................................................
2 AS IMAGENS DOS TRÊS PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO
E JUDICIÁRIO .........................................................................................
2.1 PODER EXECUTIVO ...........................................................................
2.2 PODER LEGISLATIVO...............
2.3 PODER JUDICIÁRIO .............
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........
REFERÊNCIAS ........
















1 INTRODUÇÃO

Torna-se cada vez mais evidente que a fragilidade da comunicação pública, no Brasil, é uma decorrência da precariedade das estruturas públicas. O sistema público é identificado como um perfil burocrático, parasitário e incompetente, onde ocorre umalarmante processo de corrupção, que nos três poderes, é comum a cobrança de comissões em quase todos os contratos públicos.
As principais deficiências estão na precária governabilidade, sempre dependendo de um bom relacionamento entre os Poderes Legislativo e Executivo, o excesso de detalhes regulamentadores, máquina estatal inchada, estruturas administrativas muito grandes, falta deparâmetros reguladores da autonomia dos três Poderes, que usam sua independência de maneira descontrolada, o que implica em gastos excessivos e estruturas sem controle.
Diante desse cenário, quando é elaborado o planejamento da comunicação para o sistema público, deve-se lembrar a grave realidade de um Estado que deixou de planejar e executar consistentemente qualquer política.2 AS IMAGENS DOS TRÊS PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO

2.1 PODER EXECUTIVO

A imagem do poder Executivo sempre dependeu, em primeiro lugar, do estado geral da economia. É frequentemente associada à imagem do presidente, que simboliza o eixo central do conjunto de forças da administração.
O poder Executivo é criticado, há muitotempo, pela sua fragilidade na falta de comprometimento em realizar as promessas de campanha, falta de visão de planejamento em longo prazo, não planejando o Brasil para daqui a trinta anos, apenas para quatro ou oito anos até por motivos eleitoreiros, o uso do poder para liberar verbas do Orçamento, de acordo com critérios políticos, a lentidão, burocracia, a utilização indevida de seu poderpara legislar, entre outros.
Crises colocam o Executivo em estado de tensão e instabilidade, fazendo com que o Presidente da República chame a atenção do país para a ameaça de ingovernabilidade.

















2.2 PODER LEGISLATIVO

É comum jogar sobre o Senado e a Câmara dos Deputados todas as críticas relacionadas ao sistema político. O primeiro problema do poder é que,a sua imagem acaba sendo confundida com a imagem dos políticos, ou para ser mais exato, de alguns políticos.
Há de se enfatizar certos aspectos que têm contribuído para estiolar a imagem do poder Legislativo. O primeiro fator é que o poder Legislativo depende do poder Central, quase todo seu trabalho precisa de aprovação do Executivo, há uma compreensão equivocada sobre suas funções, sendopouco conhecimento por parte da população sobre os demais trabalhos, há o excesso de leis que tem sido um dos principais entraves ao fortalecimento institucional. No país há leis que se atropelam, que não são conhecidas, que não se cumprem, ao ponto de ser importante um trabalho de enxugamento e ordenamento normativo.
A mudança do comportamento congressual é conseqüência da própria mudançasocial. O aumento da representação parlamentar, em função da expansão das densidades eleitorais e do aumento do número de estados, a complexidade dos problemas e a pressão das demandas sociais, e a própria multiplicação das estruturas funcionais das máquinas administrativas são alguns dos fatores que explicam o redirecionamento do discurso e das formas de agir da representação parlamentar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder legislativo; judiciario e executivo
  • poder executivo, legislativo, judiciario
  • Poderes judiciário, legislativo e executivo.
  • Poder legislativo,judiciario e executivo
  • Poder Executivo, Legislativo e Judiciário
  • Os três poderes, legislativo executivo e judiciário
  • Paper Poder legislativo Judiciario e Executivo
  • função dos poderes executivo, legislativo e judiciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!