Comunicação não verbal

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

DE QUE FORMA A NÃO COERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL COM A COMUNICAÇÃO VERBAL PODE FRAGILIZAR UMA ORGANIZAÇÃO?

O projeto foi escolhido pelo grupo a fim de identificar as falhas da comunicação não verbal dentro das organizações. A ausência dessa comunicação pode levar uma organização ao insucesso pelo fato da comunicação não verbal não estar em concordância com acomunicação verbal causando a instabilidade e a desorganização nas organizações.

Este Projeto tem como objetivo discutir e demonstrar como a comunicação não verbal é importante, listando as suas características, as suas necessidades e o seu uso diário dentro das organizações.


O QUE É COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL?

Conforme o Portal IBRALC (linguagemcorporal.net.br, PIRES, SergioFernandes Senna. O que é Comunicação Não Verbal ?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em http://linguagemmcorporal.net.br/comunicacao-nao-verbal/ Acesso 05/03 ás 22h30; a comunicação é um intenso processo de interação no qual compartilhamos mensagens, ideias, emoções.
A ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos, da sua movimentação e das expressões faciais.
Muitasvezes podem existir divergências entre o que é dito e a reação física de nossos interlocutores. Nesses casos, fique sempre atento ao que o corpo fala por meio dos sinais da linguagem corporal.




A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

De acordo com o Portal IBRALC (linguagemcorporal.net.br, PIRES, Sergio Fernandes Senna. O que é Comunicação Não Verbal ?. Instituto Brasileiro de LinguagemCorporal. Disponível em http://linguagemmcorporal.net.br/comunicacao-nao-verbal/ Acesso 05/03 ás 22h30; de forma geral, quando pensamos em comunicação, damos maior importância à verbalização. Parece que as palavras expressas são mais reais, verdadeiras. No entanto, existem outras dimensões comunicativas que são importantes para a compreensão dos fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e dainteração entre os seres humanos.
A comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo. Entretanto, as pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão ou mais importante de que o domínio da linguagem verbal.
Se considerarmos que a compreensão da fala é apenas uma parte do processo comunicativo, torna-se possívelentender que expressões e manifestações corporais são elementos essenciais em um processo mais amplo.

OS PRINCIPAIS CAMPOS DE ESTUDO DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

De acordo com o Portal IBRALC (linguagemcorporal.net.br, PIRES, Sergio Fernandes Senna. O que é Comunicação Não Verbal ?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível emhttp://linguagemmcorporal.net.br/comunicacao-nao-verbal/ Acesso 05/03 ás 22h30; os campos de estudo da comunicação não verbal são variados e envolvem todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: os gestos; expressões faciais; orientações do corpo; as posturas; a aparência física; a relação de distância entre os indivíduos; a modulação da voz e, até mesmo, a organização dos objetos no espaço.
Segundo Judi James(http://www.espacoadministrativo.com.br/2012/06/a-comunicacao-nao-verbal/), uma pessoa precisa começar os estudos e o aprimoramento da própria linguagem corporal trabalhando todas as seis áreas chaves, que são:

Sinalização de longo alcance – é a forma referente ao posicionamento e a postura. São as características próprias relacionadas à locomoção, e ao posicionamento, a maneira de sentar, ou ficar de pé.Estas características são afetadas pelo humor, estresse e saúde.

Linguagem dos membros – como os membros se posicionam durante a comunicação.

Micromovimentos – são gestos menores, visíveis durante o processo de comunicação; como o movimento das mãos, dedos e pés.

Comportamento facial – são sinais emitidos através das expressões da face.

Comportamento espacial – quando o espaço e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação verbal e nao verbal
  • COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
  • Comunicação Verbal e Não Verbal
  • Comunicação Não Verbal
  • A dimensão da comunicação não verbal
  • Comunicação não verbal
  • comunicacao nao verbal
  • Comunicação não-verbal em uma negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!